segunda-feira, 14 de maio de 2012

Opinião: A Mecânica do Coração


Autor: Mathias Malzieu
Título Original: La Mécanique du coeur (2007)
Tradução: Irene Daun e Lorena e Nuno Daun e Lorena
ISBN: 9789896660734
Editora: Contraponto (2009)

Mathias Malzieu, vocalista dos Dionysos, uma banda de rock francesa é também autor de pequenas tramas que têm feito sucesso no seu País de origem. A Mecânica do Coração chega a Portugal pelas mãos da Contraponto e, apesar de possuir menos de 150 páginas, revela possuir uma trama inesquecível que se passa entre Edimburgo e Andaluzia, no século XIX.

Sinopse:

A história de Jack, o protagonista deste livro, é narrada pelo próprio. O início de vida deste jovem está longe de ser comum, já que nasce com o coração congelado. A doutora Madeleine, parteira que ajudou no seu nascimento, depressa arranja uma solução para garantir a vida daquela criança. Assim, Jack recebe no seu peito um relógio de madeira que ajudará o coração a trabalhar. Este engenho consegue garantir a sobrevivência do pequeno, mas também irá condicionar toda a sua vida. É que a manutenção deste engenho apenas é garantida se Jack evitar as emoções, o que o faz ter de evitar a raiva e principalmente o amor.

Adotado pela mulher que o ajudou a sobreviver, e que é considerada uma bruxa por muitos, Jack tenta ter uma vida isenta de sensações fortes. Contudo, esta vivência imperturbável torna-se praticamente impossível a partir do momento em que conhece uma bela cantora de rua que lhe desperta sentimentos proibidos, mas que depressa desaparece.

Dividido entre uma vida longa sem emoções e uma existência curta mas emocionante, Jack inicia uma jornada pela mulher que o arrebatou, onde descobre a beleza e o sofrimento de amar. 

Opinião:

Entrar nesta história é uma sensação agridoce. Os cenários melodramáticos e a pureza dos sentimentos expressos são descritos de forma quase poética e com reminiscências góticas. Foi com gosto que acompanhei a vida de Jack, um pequeno jovem ingénuo que cedo descobrirá que o amor não é tão belo como inicialmente imaginava.

Mais do que uma viagem pela conquista da mulher que idolatra, este herói vai passar por um processo de crescimento duro e cruel, sendo muito interessante ver as mudanças que ocorrem na sua personalidade. Inicialmente, vemos apenas um jovem frágil, inocente e doce, mas, com o decorrer da leitura, vemos a sua força interior a aumentar ao mesmo tempo que sofre com as contrariedades da vida.

Mais que um rapaz com um relógio de cuco no lugar do coração, Jack é a imagem do enamorado ingénuo, do jovem que sente não pertencer a lado algum, do ser que se reconhece ser diferente dos demais. O autor explora as diversas facetas do amor, que podem ir da felicidade gloriosa à destruição emocional.

No fim da leitura, fica apenas a dúvida de que se a trama ficaria a ganhar com um maior desenvolvimento ou se parte do encanto da história reside nestas breves páginas, escritas num ritmo tão belo e cativante.

Um pequeno livro que é um verdadeiro conto de fadas dirigido a um público adulto e que eu tenho a certeza de que vou voltar a ler. Recomendo!

Sem comentários: