segunda-feira, 9 de julho de 2012

Opinião: O Mágico


Título original: The Magician: The Secrets of the Immortal Nicholas Flamel (2008)
Autor: Michael Scott
Tradução: Leonor Bizarro Marques
ISBN: 9789895575824
Editora: Gailivro (2009)

Sinopse:

Depois dos acontecimentos passados nos Estados Unidos da América narrados no volume anterior, "O Alquimista", os gémeos Josh e Sophie chegam a Paris através de um portal de mágico, na companhia do misterioso Nicholas Flamel, o imortal, e de Scatach, uma deusa guerreira e temerária.

O grupo foge do terrível Dr. Joh Dee, que os persegue com a intenção de recuperar as páginas do Codex, livro que roubou e que pode levar o seu detentor a obter grandes poderes que podem salvar os destruir o mundo.

Flamel encontra-se na cidade em que viveu uma parte importante da sua vida, e, apesar das muitas alterações que observa, existem elementos que são imutáveis. Para ajudar, o grupo de fugitivos encontra novos aliados: o talentoso e charmoso Conde de Saint-Germain, e a bela e pura Joana D’Arc. Toda a ajuda é necessária, afinal, Paris é controlada por Niccolo Machiavelli, um homem poderoso e misterioso que fará tudo para alcançar aquilo que deseja (afinal, "os fins justificam os meios").

Opinião:

Este segundo volume apresenta algumas evoluções relativamente ao primeiro. Para além de a história dar um significativo passo em frente, aquela que poderia ser considerada uma das maiores falhas em "O Alquimista" é aqui ultrapassada, uma vez que as personagens apresentam um crescimento significativo, na medida em que as suas personalidades tornam-se mais complexas e distintas. O autor demonstra ainda que mesmo aqueles que podem ser considerados heróis não são perfeitos e são possuidores de certas características que surgem como um obstáculo às suas acções.

O desenrolar da acção é mais rápido e cheio de peripécias, sendo que a mitologia e as lendas continuam a ter um grande peso e a ser um dos factores mais cativantes na leitura. Estão constantemente a surgir novos seres e a serem mencionados determinados conceitos que fazem parte do uma tradição popular universal, o que torna a narrativa apelativa.

A velocidade da narrativa e as descrições fazem com que o autor consiga levar o leitor por uma viagem por Paris, desde a uma passagem por uma Torre Eiffel luminosa a uma descida pelos caminhos proibidos das Catacumbas, cujas descrições permitem sentir a huminadade do local e o terror da escuridão.

Se "O Alquimista" prometia ser mais interessante, "O Mágico" revela uma aventura emocionante com muitos mistérios por resolver. Com esta evolução é com grande expectativa que se aguarda a leitura de "A Feiticeira", o terceiro volume desta série.


Outras opiniões a livros de Michael Scott
O Alquimista (livro 1 de "Os Segredos de O Imortal Nicholas Flamel")

Sem comentários: