terça-feira, 10 de julho de 2012

Opinião: Sangue Ardente (Saga Sangue Fresco #11)

Autor: Charlaine Harris
Título Original: Dead Reckoning (2011)
Tradução: Renato Carreira
ISBN: 9789896374181
Editora: Edições Saída de Emergência (2012)


Sinopse:

Sookie Stackhouse, mulher jovem, bonita, loira tem uma estranha capacidade que assusta os humanos mas que atraia seres sobrenaturais: é telepata. Os sarilhos fazem parte do seu quotidiano, apesar de fazer de tudo para ter uma vida organizada e sem problemas. Certa noite, o bar onde trabalha sofre um ataque bombista e, através da sua capacidade, percebe que atacante não é humano e que, muito provavelmente, era seria o alvo desta ofensiva incendiária. Mas esta não é a sua única preocupação. Para além de se interrogar do motivo que levou os fae Claude e  Dermot a quererem morar com ela, percebe que algo de muito errado se passa entre o seu namorado, Eric Northman, e vampira que criou, Pam.
Mais uma vez, Sookie volta a ver-se envolvida nas intrigas dos mundos dos sobrenaturais e a sua vida está a ser novamente ameaçada.


Opinião:

 Ao fim de 11 livros a acompanhar as aventuras de Sookie Stackhouse, já são poucos os factores que surpreendem, contudo, a verdade é que, para mim, a leitura desta saga continua a ser obrigatória.
Continuamos a acompanhar o dia a dia de Sookie e, claro, vemos esta personagem envolvida em inúmeros perigos. Ela parece ser um verdadeiro íman de problemas e a verdade é que alguns deles parecem surgir de uma forma um pouco forçada. Ora então vejamos: era mesmo necessário ainda haver tanto alarido com a questão da família Pelt? A casa da Sookie tem mesmo de ser danificada em todos os livros?

Sinceramente, também estou cada vez mais reticente relativamente às relações da Sookie com os homens. Admito que desde o início que queria ver um envolvimento dela com o Eric, mas, neste livro, o relacionamento que eles vivem pareceu-me ser demasiado frio. Tudo bem que existem problemas associados, mas mesmo assim não me convenceu. Outra questão que não me agradou foi o suposto clima de sedução que foi tentado ser incluído na narrativa entre a Sookie e outros machos. (SPOILER   A parte em que ela procura refúgio na casa de Bill e tem de se despir para ser encontrada tinha mesmo de existir? E a única cena em que o Alcides aparece também tinha que conter nudez?  FIM DE SPOILER)

Quanto aos pontos positivos, a verdade é que o que  mais gostei deste livro foi a exposição do relacionamento entre Sookie e os familiares fae assim como as revelações que são feitas acerca da história encoberta da sua família. Finalmente, depois de tanto tempo, é explicação a razão para a telepatia da protagonista. Gostei bastante das declarações que são feitas acerca da avó de Sookie e gostei de ver a forma como isso afectou a telepata. Faz pensar que todas as pessoas têm os seus segredos mais negros, até mesmo aquelas que parecem viver segundo uma hierarquia de valores inquestionável. Também fiquei bastante agradada com o facto de a Sookie manter os seus valores e continuar a não considerar a hipótese de ser transformada em vampira.

Este livro mantém o humor negro a que Charlaine Harris já nos habituou, o que é um dos pontos mais fortes da sua escrita. É fácil acompanhar estas aventuras que são contadas na primeira pessoa, apesar dos pontos menos bons que vão surgindo ao longo da narrativa. Porém, já há uma necessidade de desfecho. Penso que esta trama já se está a arrastar por muito tempo. Lembro que, quanto a autora esteve em Portugal em março de 2010, disse que tinha contrato para fazer 13 livros. Esperemos que realmente assim seja, afinal, a Sookie já está a precisar de descansar e de ter uma vida onde se sinta completa e feliz.

2 comentários:

Catarina disse...

Olá! Passei apenas para dizer que gostei bastante do teu blog, parabéns :)
Catarina

Cláudia disse...

Olá Catarina! Muito obrigada pela tua mensagem =). Um beijinho*