quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Opinião: A Águia e os Lobos (Série da Águia #4)


Autor: Simon Scarrow
Título Original: The Eagle ant The Wolves (2003)
Tradução: José Saraiva
ISBN: 9789896373825
Editora: Edições Saída de Emergência (2006)

Sinopse:

Estamos no ano 44 d.C. e a Segunda Legião de Roma continua a sua campanha para conquistar a Britânia. É então que Macro e o jovem Cato são enviados para auxiliarem Verica, líder dos Atrebates, a formar um exército. Terão que treinar os nativos para que protejam o seu chefe, reforcem o seu poder e ponham cobro às sucessivas investidas dos inimigos. Mas apesar dos Atrebates serem aliados, muitos são os que odeiam as legiões e querem resistir aos invasores romanos.

Cedo Macro e Cato se apercebem que primeiro terão que conquistar a lealdade dos nativos e só depois atacar o inimigo. Mas conseguirão sobreviver a uma conspiração que pretende matá-los a eles e a todos os que servem as águias? No meio desta situação explosiva, Macro e Cato enfrentam o maior desafio das suas carreiras. E a sua história será de aventura militar, intriga política e heroísmo, pois só eles estão entre o destino de Roma... e a queda do império

Opinião:

Mais uma vez, Macro e Cato voltam a protagonizar uma aventura cheia de perigos, onde a coragem, a astúcia e também a sorte os ajudam derrotas que podem por em causa a grandeza do império romano.

A trama continua focada na organização do exército e nas táticas utilizadas para a invasão da Britânia.  Em A Águia e os Lobos, o leitor tem acesso aos pensamentos de um povo nativo que trava uma importante aliança com os romanos. Desta forma, existe uma maior exploração social da época, apesar de continuarem a existir elementos que partem da imaginação do autor para levar a criar simpatia e dar maior força ao projeto do povo invasor.

O leitor fica com uma maior noção dos riscos subsequente ao afastamento das legiões na conquista. Também exista um maior desenvolvimento no que toca ao treino necessário para a criação de um soldado. Foi interessante observar a dureza com que todos os homens são tratados, independentemente da classe social e da família de que proveem.

Se as tramas dos volumes anteriores já possuíam uma boa dose de batalhas sangrentas, A Águia e os Lobos apresenta mais combates, sempre descritos de uma forma precisa, o que leva o leitor a imaginar com facilidade as movimentações dos homens, as mortes, o cheiro a sangue, a dor e a destruição dos cenários.

A componente de intriga regressa, mas, se nos dois primeiros livros da série esta estava focada na conspiração de romanos contra o império, agora esta está envolta nas relações entre invasores e aliados da Britânia. É curioso ver que os conteúdos dos diálogos tentam transparecer amizade quando, na verdade, as decisões são tomadas mediante interesses próprios.

Uma leitura que não vai dececionar os fãs da série.

Outros livros de Simon Scarrow:

Sem comentários: