segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Opinião: Desejo (Série Anjos Caídos #2)


Autor: J. R. Ward
Título Original: Crave (2010)
Tradução: Filipa Aguiar
ISBN: 9789898228673
Editora: Quinta Essência (2011)

Sinopse:

Em “Desejo” Jim Herom já está bem ciente do seu papel no futuro do mundo. Como tal, procura a próxima alma que tem de salvar do perverso demónio Devina. Quando Heron reencontra Isaac Tothe, percebe que é ele o alvo seguinte da sua nova missão.

Isaac Rothe é um assassino desertor das Forças Especiais e, por isso, manter-se na clandestinidade parecer ser a única forma de sobreviver. Ao fugir do seu antigo chefe, Mathias, Isaac envolve-se em combates ilegais e acaba por ser preso. O seu futuro fica nas mãos da bela defensora oficiosa, Grier Childe, uma advogada que representa tudo aquilo que o soldado não é. Apesar das diferenças que os dois possuem, existe uma atração instantânea que os pode condenar ou salvar.

Isaac deve decidir se o soldado que existe nele é capaz de acreditar que o amor é a melhor arma para vencer esta batalha e livrar-se do seu passado sombrio.

Opinião:

Depois de “Cobiça” ter introduzido a nova série de J. R. Ward, chega “Desejo”. Neste livro, Isaac e Grier são o par romântico. Ele é um homem rude forjado no exército, ela é uma mulher bem-sucedida, culta e elegante. Opostos que se atraem numa relação que não guarda surpresas.

Apesar de Devina, a representação do mal, não estar em contacto direto com os protagonistas, como no livro anterior, existe um seu novo lado que é apresentado. O leitor conhece o seu mundo e fica a par de um novo lado da sua preservação. Todavia, o facto de um demónio estar a receber acompanhamento de uma terapeuta não é algo credível e pode desagradar o leitor.

As fraquezas de Jim Heron também estão melhor exploradas. Foi interessante ver os seus limites e fica a certeza de que há um assunto inacabado que ainda vai dar muito que falar. Quem sabe se não pode ser o pretexto para um futuro enredo?

A trama apresenta várias reviravoltas que têm o objetivo de surpreender o leitor, mas existem inúmeras pistas ao longo da leitura que dão a entender o desfecho final.

Se no primeiro volume da série o pecado capital estava bem representado, o mesmo não acontece neste livro. No final da leitura o leitor percebe que o desejo está presente na obra, mas ao mesmo nível que está em outros livros da autora. O pecado acabou por não ser bem explorado e não está bem associado à segunda alma a salvar.

Leitura que não exige muito do leitor, e que propicia um momento agradável apesar de não ser marcante. Vai ser apreciado por quem gosta do estilo da autora. Fica o desejo de que os próximo volumes sejam mais envolventes e que explorem melhor sobre os pecados que servem de pretexto à série.

Sem comentários: