sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Opinião: Os Jogos da Fome


Autor: Suzanne Collins
Título original: Hunger Games (2008)
Tradução: Jaime Araújo
ISBN: 9789722342391
Editora: Editorial Presença (2009)

Suzanne Collins é a autora da trilogia Os Jogos de Fome, que segundo alguns críticos, tem os elementos essenciais para se tornar um clássico de ficção científica. O primeiro volume foi considerando o melhor livro de ficção juvenil pelo New York Times e pela Publishers Weekly, em 2008, e chegou aos leitores portugueses através da Editorial Presença, na conhecida coleção de ficção Via Láctea.


Sinopse:


"Os Jogos da Fome" apresenta Panem, uma nação que surge num futuro pós-apocalíptico. Panem é composta pela capital, Capítol, que governa doze distritos. Estes, vivem num regime totalitário, onde a interação é proibida. O governo de Capitol é duro, e uma anterior revolta falhada deu origem a diversos castigos por parte da cidade governante, sendo que o mais cruel é a batalha conhecida como "os jogos da fome". Um espetáculo a fazer lembrar os atuais reality-shows, mas a um nível extremo, uma vez que são selecionados dois jovens de cada distrito que devem entrar numa arena e lutar até restar apenas um concorrente com vida.

Opinião:

Inicialmente, o leitor é levado para o distrito 12, onde a principal atividade é a extração de carvão. Nesse local, é dada a perceção de pobreza, as necessidades da população e as ações de que o ser humano é capaz para sobreviver. É neste ambiente que a protagonista é dada a conhecer. Katniss Everdeen, de 16 anos, é uma jovem com uma história dura, o que fez com que tivesse desenvolvido várias capacidades de forma a assegurar a sua subsistência, mas principalmente a da irmã mais nova e a da mãe. Katniss é inteligente, corajosa, aventureira, dura e capaz de tudo para manter a sua família em segurança.

Quando, na altura da seleção dos tributos para os jogos da fome vê a sua irmã ser a escolhida do seu distrito, Katniss não hesite e oferece-se como substituta, num ato completamente altruísta.

A ideia geral, apesar de não ser propriamente original torna "Os Jogos da Fome" um livro de emoções fortes. Existem duas vertentes bastante relevantes que são exploradas de forma mais intensa. O leitor reflete sobre os limites do ser humano e até onde este é capaz de ir para sobreviver, assim como sobre a exploração do outro para o entretenimento coletivo, numa referência ao voyeurismo.

O ritmo da leitura é alucinante e o leitor sente a angústia e o horror dos tributos quando estão na arena. As personagens estão bem exploradas e cativam, sendo difícil vê-las em certas situações mais pesadas na narrativa. Contudo, este é um livro com teor mais juvenil, o que fez com que Suzanne Collins não centrasse a sua escrita na descrição dos factos mais macabros e chocantes, mas sim na vivência de Katniss. A violência dos Jogos da Fome não é apresentada na sua plenitude, uma vez que o leitor acompanha a personagem principal, o que faz com muitos acontecimentos sejam subentendidos.

Destaco o passado de Panem. A história da revolução e as discrepâncias sociais e tecnológicas, que não estão afastadas da atualidade, onde o fosso digital promove a exclusão social e aumenta a distância entre aqueles que detêm o poder e os que possuem os recursos. Afinal, cada distrito é responsável por uma das atividades básicas, enquanto Capitol é apresentada com uma cidade rica e com um grande avanço tecnológico.

"Os Jogos da Fome" é uma leitura que agarra através das suas personagens, emoções fortes, e pela escrita simples, que peca apenas pela previsibilidade. O início de uma trilogia que promete!



Nota: O primeiro livro da trilogia "Os Jogos da Fome" já foi adaptado ao cinema. O segundo filme, baseado no segundo volume, "Em Chamas", está em pré-produção e deverá chegar ao grande ecrã no ano de 2013.

4 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

Adorei esta trilogia e penso que tambem vais gostar dos seguintes, diferentes mas igualmente bons ;)

BJS

Cláudia disse...

Olá Paulo!
Li a trilogia o ano passado e sim, gostei bastante. Como blog é recente existem algumas opiniões a livros que já foram lidos há algum tempo.
Obrigada pela tua mensagem! Bj

Fiacha disse...

Ois,

Então devias fazer uma opinião mais geral à trilogia lol, fica o desafio ;)

Se tiveres tempo claro :D

BJS

Cláudia disse...

Proposta a ser analisada =)
Bj