domingo, 5 de agosto de 2012

Opinião: Revista Bang! 13

A nova edição da Revista Bang! já pode ser encontrada em qualquer loja da Fnac. O número 13 desta publicação volta a trazer conteúdos variados, o que, com certeza, vai despertar a atenção dos fãs da literatura fantástica, ficção científica e de horror. Destaco de seguida o que mais me agradou ler:

Safaa Dib, coordenadora editorial da editora Saída de Emergência volta a escrever um editorial interessante. Apesar de, desta vez, o texto possuir um tom de "desalento", como a própria o caracteriza, a verdade é que se sente um "apelo às armas" pelo sucesso do género. O mesmo acontece no resumo das novidades por Luís Corte Real, que apara além de apresentar, de forma breve, as dificuldades culturais atuais, presenteia os leitores com o anuncio dos próximos livros a serem publicados.

David Soares é o autor de um texto onde apresenta a fusão entre fantasia e realidade, tendo como base a obra "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll e onde revela alguns factos relevantes para um maior entendimento da obra.

Em "Enciclopédia da Estória Universal", Afonso Cruz dá a conhecer a Guilda do Shofar e da Lira, onde a arte está ligada à destruição e ao nascer de uma nova vida, assim como apresenta o Sultão Osman III, um homem que odiava música e mulheres, e que acreditava possuir um espírito em cada olho.

António de Macedo volta escrever um artigo sobre livros míticos, desta vez focando-se do uso da magia e mitologia por Hitler e os seus seguidores.

"Um Terror Tranquilo... ou talvez não", de António Monteiro, faz uma reflexão sobre a obra de Montague R. James, que teve um papel importante na literatura de horror.

Jorge Colaço, tradutor de "O Mistério de Charles Dickens", de Dan Simmons, revela uma breve apresentação e análise desta obra, cujo primeiro volume já tive oportunidade de ler.

Na sequência do lançamento de "A Saga de Alex 9", Bruno  Martins Soares, autor desta obra, escreve um texto muito pessoal sobre o desenvolvimento deste "filho", o qual está ilustrado com os esboços de Tiago Silva que vieram dar origem à capa do livro.

Os fãs de George R. R. Martin, autor de "As Crónicas de Gelo e Fogo"podem deliciar-se com um excerto da banda desenhada "O Cavaleiro de Westeros", com data de lançamento prevista para 14 de setembro. As páginas desta edição possuem ainda uma história do "Arquivo Morto", uma série de BD de Terros, de Paulo Stenzel e Gilmar Fraga.

Na sequência do sucesso do romance paranormal no mercado português, João Seixas apresenta "Pequenos Prazeres Inconfessáveis", um texto que tenta explicar a evolução deste fórmula de sucesso, tendo como base a análise de diversas obras. O autor compara as características dos livros analisados com a evolução da sociedade, de modo a explicar este fenómeno.

Os aspirantes a escritores vão apreciar ler os conselhos de Safaa Dib em "Guia de Publicação para Totós", onde são dadas dicas importantes para quem quer vingar na área.

Com matérias que abrangem diferentes áreas, esta é, sem dúvida, uma edição repleta de qualidade. É possível constatar o esforço da equipa que a produz e, sem dúvida, é uma mais valia para os fãs dos géneros em que assenta ter uma publicação destas em mãos de forma inteiramente gratuita.

Venha a próxima Bang!

Sem comentários: