sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Opinião: A Revolta (Trilogia dos Jogos da Fome #3)



Título original: Mockingjay – The Hunger Games (2010)
Autor: Suzanne Collins
Tradutor: Jaime Araújo
ISBN:  9789722346535  
Editora: Editorial Presença  (2011)
- Talvez seja agora, Katniss.
- O quê? – pergunto.
- O momento em que aprendemos. Talvez estejamos a testemunhar a evolução da raça humana. Pensa nisso
.”
Sinopse:

ATENÇÃO! Contém spoliers para quem não leu os dois livros anteriores.

A Revolta apresenta o fim da trilogia Jogos da Fome, de Suzanne Collins. Se no primeiro livro o leitor fica a conhecer as bases de uma sociedade pós-apocalíptica e as formas de manipulação das populações, e se no segundo começa a testemunhar o início de um movimento revolucionário, o terceiro livro é marcado pela insurreição e suas consequências.

Depois do fim inesperado dos últimos Jogos da Fome, que colocaram em confronto dois vencedores de cada distrito, Katniss descobre que o 12 foi completamente destruído, e que os poucos sobreviventes, entre os quais se encontram Gale assim como a sua mãe e irmã, foram acolhidos pelo 13, que prepara a revolução. Todos esperam que a protagonista desta trama continue a ser símbolo de rebelião, mas para Katniss esta não é uma decisão fácil. Por um lado, Peeta foi capturado Capitólio e, por outro, ela não sabe até que ponto pode confiar nos rebeldes.

Opinião:
 

Este terceiro volume revela ser mais maduro do que os anteriores. Os acontecimentos deixam de ser focados no triângulo amoroso, mas sim nos contornos da rebelião. As preocupações de Katniss continuam a prender-se com o bem do outro em detrimento de si própria. Por isso mesmo, a protagonista permite que os rebeldes a usem como símbolo, papel que desempenha sem entender bem o porquê ou sem sentir que realmente o mereça, afinal. O leitor fica a conhecer a frustração que ela sente por não conseguir ter uma função mais activa no desenrolar dos acontecimentos, assim como a vontade crescente de proteger quem ama. Aqui surge uma reflexão acerca da necessidade humana de adorar algo ou alguém.

Em Os Jogos da Fome (opinião aqui), a autora não faz qualquer menção a um culto ou religião, sendo esta adoração transposta para os vencedores dos mortais jogos anuais. Assim, Katniss, uma mera mortal dotada apenas de uma grande determinação, coragem e bons valores, surge como alguém inspirador, sendo por isso aproveitada pela causa rebelde. De focar que a protagonista não se sente confortável com toda esta situação, mas desempenha o seu papel por um bem maior.

Paralelamente, assiste-se a um outro conflito interno: num confronto, existe um lado certo e outro errado? Katniss rejeita o Capitólio e o seu presidente, mas quando os rebeldes começam a tomar atitudes mais extremas, ela sente-se incomodada e questiona o valor do princípio “os fins justificam os meios”. Deste modo, não consegue gerar plena confiança na causa, uma vez que inocentes continuam a morrer devido às ações de ambos os lados. Ao mesmo tempo, o leitor verifica que as personagens desenvolvem diferentes formas de encararem uma guerra, desde a vingança pura à compaixão.

A autora termina esta trilogia de forma crua e realista. As guerras trazem duras consequências à sociedade, não só pela destruição e pela perda de vidas inocentes, mas pelas marcas que deixam nos sobreviventes. Suzanne Collins foi capaz de dar um fim terrível a algumas das suas personagens mais acarinhadas pelos leitores, e, apesar de isso poder gerar alguma revolta no momento, demonstra que os heróis também sofrem e que ninguém está a salvo. Surge também a questão do eterno retorno, na medida em que é mencionada a propensão que os humanos possuem para voltarem a cometer os erros do passado.

Inicialmente, Os Jogos da Fome podem ter sido apresentados como mais uma série de literatura juvenil. Contudo, a autora revela, ao longo dos seus três livros, uma trama envolvente, cativante e dura, que agrada a um público mais vasto. Uma grande história que termina da forma certa.


Outros livros de Suzanne Collins:
Os Jogos da Fome (Trilogia dos Jogos da Fome #1)
Em Chamas (Trilogia dos Jogos da Fome #2)

Sem comentários: