sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Opinião: A Cidade dos Anjos Caídos (Caçadores de Sombras #4)

Título original: City of Fallen Angels (2011)
Autor: Cassandra Clare
Tradutor: José Luís Luna
ISBN:9789896572464
Editora: Planeta (2012)

Sinopse:

A Guerra Mortal acabou e Clary Fray está de regresso a casa, em Nova Iorque, entusiasmada com o que o futuro lhe reserva. Está em treino para se tornar numa Caçadora de Sombras e saber usar o seu poder único e a mãe vai casar-se com o amor da sua vida.
Os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras estão, finalmente, em paz. E, acima de tudo, Clary já pode chamar «namorado» a Jace. Mas tudo tem um preço.

Anda alguém a assassinar os Caçadores de Sombras que pertenciam ao círculo de Valentine, provocando tensões entre os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras, o que pode levar a uma segunda guerra sangrenta.
O melhor amigo de Clary, Simon, não pode ajudá-la (descubra o porquê).

Opinião:

O  leitor que acreditava que a coleção "Caçadores de Sombras" tinha terminado com o terceiro volume estava enganado. Cassandra Clare decide voltar a este universo e desenvolver as aventuras de Clary, Jace e amigos. Mas será que isto era realmente necessário?

O último volume desta coleção tinha tudo para fechar a obra: os mistérios tinham sido resolvidos, o passado estava desvendado, os inimigos foram derrotados, a paz regressou e com ela tempo para viver e amar. Então qual o motivo para esta continuação? Ao início custa dar uma resposta a esta pergunta. A narrativa apresenta maioritariamente diálogos já feitos e ideias conhecidas. Contudo, surge um novo perigo que ameaça Jace e, com ele, toda a sociedade.

Jace começa a ter pesadelos onde é o autor de uma série de crimes e passa a acreditar que tem um fundo cruel prestes a vir ao de cima. Como tal, afasta-se de todos o que ama. O leitor que acompanhou a relação de Jace com Clary vai estranhar esta atitude, afinal, se existe um amor assim tão forte como pretenderam mostrar, qual a razão para o rapaz não tentar sequer ter um diálogo com a amada ou pelo menos com alguém de confiança? “Sonhei que matei a minha namorada, é melhor cortar relações com ela” é algo que não faz grande sentido. Deste modo, o par romântico da obra começa a ficar cada vez mais desinteressante. É pena.


A ação propriamente dita apenas começa no último terço do livro. Depois de muitos acontecimentos algo forçados eis que tudo surge ao mesmo tempo e o desenrolar dos acontecimentos revela-se demasiado rápido. No final, percebe-se que há um novo perigo (que todos julgavam extinto) que promete ter chegado para ficar e para dar azo a mais volumes desta coleção.


Como pontos mais fortes deste livro, ficam os acontecimentos diretamente relacionados a Simon. Uma nova organização de seres sobrenaturais é descoberta e outras personagens são exploradas. Fica a ideia de que a autora poderia continuar a escrever sobre este universo que conquistou uma legião de fãs dando o protagonismo a outras personagens que não Clary e Jace.

Este é, sem dúvida, o livro menos conseguido da coleção "Caçadores de Sombras" e faz pensar sobre a necessidade de apostar, até à exaustão num conceito que teve sucesso à partida. Fica o desejo que os próximo volumes apresentem enredos mais convincentes e entusiasmantes para o leitor.

Outros livros de Cassandra Clare:

 A Cidade dos Ossos (Caçadores de Sombras #1)
A Cidade das Cinzas (Caçadores de Sombras #2)
A Cidade de Vidro (Caçadores de Sombras #3)

Sem comentários: