quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Opinião: Entrega Total

Título original: Total Surrender (2002)
Autor: Cheryl Holt
Tradutor: Maria Emília Ferros Moura
ISBN: 9789897260223
Editora: Quinta Essência (2012)


Sinopse:

Com os últimos bens perdidos ao jogo pelo seu dissoluto irmão, Lady Sarah Compton viajou até uma festa numa casa de campo para desfrutar de um derradeiro momento de graciosidade e de beleza. Contudo, ignora que a ocasião é igualmente um famoso evento, em que membros da aristocracia podem realizar todas as suas fantasias sensuais e caprichos eróticos. Tão-pouco se apercebe de que o homem maravilhoso que entrou furtivamente no seu quarto é nem mais nem menos do que Michael Stevens, um libertino que dá e recebe ousadamente prazer…

Filho bastardo de um conde, Michael Stevens usufrui da sua reputação como o mais famoso sedutor de Londres. Contudo, não faz ideia de como atuar perante a beleza ruiva que quase confundira com uma nova conquista, nem de como uma ingénua poderia ter sido convidada para uma reunião onde a entediada elite de Londres satisfaz os seus desejos carnais. Quando Lady Sarah Compton recusa seguir o aviso de Michael – o de abandonar a casa para seu bem – nasce uma forte atração e ele anseia por ser o seu tutor na arte da paixão…Era um jogo com apenas uma regra: o prazer final.

Opinião:

Romance, sensualidade e mistério. Entrega Total ingredientes que vão interessar os fãs de histórias repletas de paixão e de cenas de cariz mais íntimo. Trama passada no início dos século XIX, está inserida dentro de uma situação muito comum para a época: a degradação da classe nobre. Dentro deste assunto encontra-se Lady Sarah Compton, uma mulher que sofreu toda a vida com os excessos do pai e do irmão que arruinaram a fortuna da família e que nunca conheceu o amor de um homem.

Paralelamente existe Michael Stevens, um sedutor bastardo proprietário de uma casa de cavalheiros que lhe fornece grandes lucros. Hóspedes na casa de uma amiga em comum, os dois encontram-se naquela que parecia ser uma casualidade. A química entre os dois é instantânea e muito devido às grandes diferenças que possuem. Aqui nasce um envolvimento proibido e perigoso que atraia para a leitura apesar do estereótipo das personagens principais.

Sarah acaba por não convencer completamente e Michael revela-se um herói fraco. Ela é a rapariga de 25 anos que nada sabe sobre o amor, mas existem momentos que não são credíveis, tais como a mudança radical de atitude e o tão pouco conhecimento sobre certas questões (naquela época não havia internet, é certo, mas como é que ela, com aquela idade, não sabia como se faziam os bebés? As pessoas falam umas com as outras!). Já ele é o típico machão que faz o que quer de uma mulher mas isso só acontece porque sofreu muito do passado e agora está a tentar compensar. No final não tem propriamente uma atitude digna o que pode desagradar. Quanto às cenas mais explícitas, estão bem descritas, mas sem grandes surpresas ou novidades para quem está habituado a este tipo de leitura. Fica apenas a sensação de repetição dos mesmos termos ao longo destes momentos.

A história está narrada no ponto de vista de várias personagens e esta troca foi bem conseguida. O leitor sabe sempre a quem o narrador se refere, mesmo quando o ponto de vista é alterado durante uma situação.

Entrega Total não se trata de um livro particularmente marcante. Desde o início que o leitor percebe quais vão ser as reviravoltas e o final da trama, não existindo grandes surpresas ao longo leitura. É uma trama previsível, e a falta de algo mais elaborado faz com que a autora leva as personagens a divagarem sempre sobre as mesmas temáticas, criando momentos repetidos e cansativos.

É um livro indicado para quem gosta de romances sensuais de época.

Sem comentários: