segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Opinião: A Talentosa Flavia De Luce

Título original: The Sweetness at the Bottom of the Pie (2009)
Autor: Alan Bradley
Tradutor: Inês de Castro
ISBN: 9789896570262
Editora: Planeta (2009)

O Grupo Planeta apresenta-nos Alan Bradley, vencedor do Debut Dagger Award graças ao livro A Talentosa Flavia De Luce. Este best-seller do New York Times é o primeiro livro do autor destinado a um público adulto.

Sinopse:

A personagem principal desta história é Flavia De Luce, uma menina de onze anos que vive com a família numa mansão deteriorada em Buckshaw, Inglaterra na década de 1950. As restantes personagens desta trama são poucas, mas distintas. O pai de Flavia é coronel, um ex-combatente da guerra, filatelista, distante, rigoroso na pontualidade, um homem que guarda a mágoa de ter perdida a mulher demasiado cedo. Ophelia, uma menina que parece ter nascido com um espelho na mão, e Daphne, que vive distante nas histórias dos livros, são as irmãs de Flavia que unem-se constantemente contra a protagonista. Contudo, isso faz com que sejam o alvo preferido das partidas da jovem heroína. Até aqui parece tratar-se de uma família com uma vivência normal para a época, não fosse Flavia ser uma auto-didacta em química com uma grande paixão por venenos.
 

O dia a dia de Flavia é abalado quando um pássaro morto é encontrado no degrau da porta, com um selo de correio espetado no bico. Nessa mesma noite, a protagonista encontra um desconhecido caído e assiste à sua morte. Sem conseguir ultrapassar estes acontecimentos, a jovem parte numa aventura para descobrir a identidade do assassino e do assassinado.

Opinião:
 
Flavia cativou-me rapidamente, não só pela sua inteligência, mas também pela malícia e pelo seu toque de crueldade. Gostei imenso da forma como a seu amor pela química era expresso, de como tratava tão carinhosamente os elementos da tabela periódica e cheguei a dar por mim a sorrir enquanto os seus planos maléficos de vingança contra as irmãs eram descritos.

Os momentos passados no laboratório levam o leitor a imaginar um cenário bastante interessante. É fácil vislumbrar a jovem de ar travesso a vestir uma bata e a passar o seu tempo entre elementos químicos e instrumentos sofisticados. É também neste espaço que a heroína trava os seus planos cruéis e faz algumas descobertas pertinentes para a trama.

Em contrapartida ao cenário escura da mansão em qu Flavia habita, o espaço exterior faz o leitor sentir o ar puro e o sossego de uma comunidade pequena. As personagens apresentadas não são muitas, mas todas têm características muito próprias que as tornam caricatas.

Entre os empregados da mansão destacam-se Dogger, um homem traumatizado de guerra que o coronel tornou o faz-tudo da mansão, e, a Senhora Mullet, a cozinheira que faz tartes que são evitadas por toda a família.

Clima de mistério provoca uma curiosidade crescente de saber o que acontece na próxima página. Apesar de ser um livro de leitura fluida e envolvente, o grande número de metáforas faz perder, um pouco, o ritmo da acção.

Recomendo este livro a todos os que gostem de um bom mistério e a quem tem uma irmã mais nova com o nome Flávia, tal como eu.

Sem comentários: