sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Opinião: Flavia de Luce e o Mistério do Bosque de Gibbet (#2)

Título original: The Weed that Strings the Hangman’s Bag: A Flavia de Luce Mystery
Autor: Alan Bradley
Tradução: Maria José Figueiredo

ISBN: 9789896570811
Editora: Planeta (2010)

Sinopse:



Flavia tem apenas 11 anos, um feitio muito especial e um invulgar talento para fórmulas químicas, em especial no que toca a venenos. Desengane-se, porém, quem pensa que as suas histórias se destinam apenas ao público juvenil. Dona de uma inteligência invulgar e de uma surpreendente capacidade de investigação, Flavia nada fica a dever aos famosos Sherlock Holmes ou Hercule Poirot.

Depois de resolver o estranho homicídio que teve lugar no campo de pepinos próximo da sua casa, que partilha com o pai e as suas duas irmãs, Flavia concentra-se agora em resolver o mistério no Bosque de Gibbet.

Quando um grupo de artistas com marionetes estaciona na aldeia de Flavia, nada faz prever que a morte espreita atrás do pequeno palco mas a verdade é que, durante o espectáculo, um dos homens por detrás dos fantoches é assassinado. Atenta e muito perspicaz, Flavia percebe de imediato que há coisas que não batem certo e rapidamente começa a tentar desvendar o mistério.

Pelo meio, tal como no livro anterior, espaço para o humor, a fantasia e o inusitado. E tudo isto na companhia de um conjunto de personagens verdadeiramente apaixonantes: o carismático homem das marionetes, a esposa do vigário, a excêntrica tia e as irmãs malvadas da Flavia, o cozinheiro coscuvilheiro…

Opinião:

Alan Bradley volta a contemplar os seus leitores com um enigma que leva o leitor a absorver-se na leitura de uma forma progressiva. As informações são recolhidas de uma forma interessante e não deixam antever rapidamente a uma solução. Desta forma, o papel de muitas personagens é minuciosamente analisado por Flavia, o que propociona uma descoberta interessante pelas outras figuras, dotadas de características peculiares.

A narração é feita na primeira pessoa, o que nos leva a entrar na mente de uma surpreendente jovem de 11 anos. Flavia é uma autodidacta na área da química, apaixonada por venenos. Com uma personalidade vincada, sabe marcar a sua posição de uma forma inteligente, mas também demonstra que é uma menina com algumas emoções próprias da sua idade.

A protagonista é possuidora de um sentido de humor inteligente e tem uma aptidão inata de descobrir os meios, motivos e oportunidades da ocorrência de crimes, através de uma impressionante capacidade de observação, a fazer lembrar o famoso Sherlock Holmes. É com interesse crescente que acompanhamos a forma como Flavia analisa a linguagem corporal de quem a rodeia, o que a leva a ver as pessoas para além da sua máscara social e a obter delas o que quer.

Este é um romance policial bem construído, o segundo livro sobre as aventuras da pequena detective, que leva o leitor a ficar agarrado às páginas enquanto não desvenda a solução da trama. Uma leitura divertida que vai agradar a todos os que gostam de um bom mistério e que se sintam cativados por esta personagem jovem mas intrépida e deliciosa. 


Outros livros de Alan Bradley:
A Talentosa Flavia de Luce (#1)

Sem comentários: