sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Opinião: Perseguição Escaldante


Título original: Smokin' Seventeen (2011)
Autor: Janet Evanovich
Tradutor: Maria João Freire de Andrade

ISBN: 9789898626028
Editora: TopSeller (2012)

Sinopse:

Em New Jersey, os cadáveres surgem em catadupa. Ninguém sabe quem é o assassino em série nem o motivo por que anda a matar, mas o nome de Stephanie Plum, a caçadora de recompensas, está na lista do homicida.

Stephanie corre contra o tempo para descobrir o que se passa, mas tem ainda de enfrentar outras complicações na sua vida. A sua família e amigos insistem que chegou o momento de escolher entre o seu eterno namorado, o detetive Joe Morelli, e o rebelde mas sedutor Ranger, dono de uma empresa de segurança. E a sua mãe está apostada em juntá-la com Dave, uma ex-estrela do futebol americano. Com um assassino implacável no seu encalço, um punhado de homens sedutores e fogosos atrás de si, e assombrada por uma lista de faltosos a tribunal que incluem um urso bailarino e um vampiro de idade já avançada, a vida de Stephanie parece prestes a entrar em brasa.


Opinião.


As primeiras páginas de Perseguição Escaldante deixam adivinhar o que Janet Evanovich preparou para os seus leitores: um livro onde a ação se funde com o humor, o que proporciona uma leitura diferente e repleta de situações bizarras.

Apesar de este ser o 17º livro de uma série, a verdade é que se consegue ler muito bem sozinho, apesar de se perceber, ao longo da leitura que existem acontecimentos dos volumes anteriores que condicionaram este. Contudo, a autora fornece todas as informações necessárias para entender esta narrativa.

Os primeiros aspetos que chamam à atenção são, sem dúvida alguma, o humor e o leque de personagens. Estas figuras são todas muito distintas, com personalidades curiosas que representam, de um modo engraçado, certos estereotipos. Logo ao início, é impossível ficar indiferente a Stephanie Plum, a protagonista que trabalha como caçadora de recompensas. Esta mulher transmite com simplicidade e ironia tudo o que lhe acontece no dia-a-dia, desde ao que comeu ao almoço até às perseguições de que é alvo por parte de um assassino em série que lhe dedica os seus crimes.É impossível acompanhar a vida da protagonista sem esboçar sorrisos ao longo da leitura ou, até mesmo, soltar uma gargalhada.

Contudo, a meio da leitura, existiram certas atitudes de Stephanie que não me convenceram e que pareceram apenas existir para dar algum teor erótico à narrativa. As relações da protagonista com Morelli e Ranger pareceram pouco intensas e, em certos momentos, até forçadas.

A partir da segunda parte do livro, existiram muitos momentos demasiado focados em Lula, a companheira de trabalho de Stephanie. Apesar de se tratar de uma personagem muito divertida, a verdade é que estes momentos acabam por quebrar com a ação principal de um modo que nos faz esquecer a linha condutora da trama e gera momentos mais parados, pois não estão relacionados com a ação principal. 

Quanto aos crimes que fizeram mover o enredo, sinceramente, não os achei muito estimulantes. É possível adivinhar a meio da narrativa quem é o autor dos mesmos, apesar de a autora nos tentar indicar um outro caminho, demasiado óbvio. As revelações finais são curiosas, mas a forma como tudo se resolve para ser demasiado simples, rápido e fácil.

Perseguição Escaldante não é um policial indicado para os leitores habituados a um tipo de leitura mais complexa. É um livro que marca essencialmente pelo seu caráter divertido, que proporciona momentos agradáveis de leitura, especialmente a quem é do sexo feminino. Uma boa escolha para quem procura uma leitura que faça sorrir.

Sem comentários: