terça-feira, 26 de março de 2013

Opinião: A Marca das Runas (Crónicas das Runas #1)

Título Original: Runemarks (2007)
Autor: Joanne Harris
Tradutor: Isabel Fraga
ISBN: 9789892321813
Editora: Asa (2013)

Sinopse:

Maddy Smith nasceu com uma marca que ditou o seu destino. A runa inscrita na sua pele é um símbolo dos Antigos Deuses, uma marca mágica. E perigosa. Na pequena aldeia onde vive todos a receiam e excluem. Mas Maddy não renega a sua sorte. Pelo contrário, ela adora magia. Mesmo que isso a condene à solidão. Quinhentos anos passaram desde Ragnarók - o flagelo que marcou o Fim dos Tempos -, e a Nova Ordem impôs regras que ditam o aniquilamento do Caos, da Magia, dos Sonhos e da Imaginação. À medida que os seus feitiços ficam cada vez mais fortes, Maddy sabe que será apenas uma questão de tempo até os Examinadores da Ordem a identificarem e perseguirem. E tempo é algo que o Mundo não tem... agora que a ameaça de destruição é cada vez mais real. Isolada, Maddy pode apenas contar com o ancião seu mentor, que lhe dá a conhecer as lendas nórdicas, com os seus deuses e criaturas maravilhosas. Invisível para a maioria das pessoas, este Mundo Subterrâneo encerra a chave do seu passado. Dela depende o destino do Mundo, mais uma vez...


Opinião:

Estava muito curiosa com esta estreia no fantástico de Joanne Harris e foi com grande entusiasmo que comecei a leitura de A Marca das Runas. A história desenrola-se tendo como base a mitologia nórdica e um mundo complexo, composto por várias camadas que nos são bem explicadas ao longo da narrativa e através de um mapa atrativo.

A narrativa é passada num ambiente que faz lembrar a Europa Medieval, tanto pela descrição da sociedade como pela mentalidade das personagens, já que tudo o que é considerado diferente é visto como mau, o que dá origem a uma verdadeira caça às bruxas. Deste modo, é curioso ver que a autora usou um modelo social assente no Cristianismo, em oposição ao paganismo do Norte.

Maddy Smith, a protagonista, é uma rapariga que, aparentemente, é igual a tantas outras, mas a verdade é que nasceu com uma marca que a associa à magia e, por isso, assusta os outros. Esta rapariga não possui uma personalidade que cative facilmente. A característica que mais salta à vista é a sua curiosidade, mas isso não é o suficiente para a tornar numa personagem marcante e com força suficiente para segurar a atenção do leitor ao longo desta história extensa.

Com a inserção de novas personagens de maior interesse, a narrativa perde o seu foco principal. Chega a um ponto em que ficamos sem perceber a razão de Maddy ser a personagem principal, quando os momentos de maior ação e desenvolvimento acontecem relacionados com outras figuras, sendo que a heroína passa a ser um acessório.

A certo momento, o leitor pode perder a motivação para esta leitura, já que os elementos parecem surgir demasiado dispersos e de modo algo forçado. Percebemos qual a conclusão que a autora quer atingir, mas os meios utilizados podem não ser os melhores. Já a escrita é simples e fácil de seguir.

Contudo, existem alguns elementos que mantém a sua força, nomeadamente as personagens de Loki e Odin e as relações entre as divindades apresentadas. Rivalidades e amizades são bem conseguidas, apesar de muitas serem apresentadas de forma subtil. Também apreciei bastante este mundo composto por várias camadas. As repartições vão ao encontro de conceções antigas e foram bem apresentadas.

O final não me pareceu bem conseguido, tendo sido demasiado precipitado e, apesar de a autora tentar surpreender com algumas reviravoltas, a verdade é que não o conseguiu.

Terminada a leitura, fiquei com a sensação de que A Marca das Runas tinha muito potencial que não foi bem aproveitado. A história não arrebata, nem se torna marcante. Tem alguns pontos interessantes, mas que não são o suficiente para tornar este livro especial ou memorável.


Nota: A Asa já anunciou que vai publicar brevemente o livro A Luz das Runas, o segundo volume desta saga.

2 comentários:

Azul, Rosa e Estrelas disse...

Também já li este livro, gostei muito e já comprei o próximo.
Também comentei no meu blog: http://azul-rosaeestrelas.blogspot.pt/2013/08/livros-que-ja-li-este-verao-ii.html.

Cláudia disse...

Vou ver ;)