quinta-feira, 25 de abril de 2013

Opinião: Ascend (Trilogia Trylle #3)

Autor: Amanda Hocking
ISBN: 9781447205715
Editora: Tor (2012)

Sinopse:

Wendy Everly is facing an impossible choice. The only way to save the Trylle from their deadliest enemy is by sacrificing herself. If she doesn't surrender to the Vittra, her people will be thrust into a brutal war against an unbeatable foe. But how can Wendy leave all her friends behind...even if it's the only way to save them?

The stakes have never been higher, because her kingdom isn't the only thing she stands to lose. After falling for both Finn and Loki, she's about to make the ultimate choice...who to love forever. One guy has finally proven to be the love of her life--and now all their lives might be coming to an end.

Everything has been leading to this moment. The future of her entire world rests in her hands--if she's ready to fight for it


Opinião:

Pela primeira vez decidi tentar ler um livro em inglês por vontade própria. Sempre tive algum receio de, ao apostar nesta língua, não perceber completamente a história, mas o facto de haver tantos livros por traduzir que quero ler aliado ao preço mais agradável destas edições fizeram-me experimentar. Como tal, escolhi Ascend, o último volume da Trilogia Trylle, uma vez que já sabia que se tratava de uma leitura simples para além de que já estava familiarizada com este mundo e os seus conceitos.

Em Ascend, Amanda Hocking retoma os acontecimentos passados no livro anterior, e a narrativa volta a estar muito voltada para a rivalidade entre os reinos Trylle e Vitra. Wendy, a protagonista que nos foi inicialmente apresentada como rebelde e um pouco egocêntrica, começa a tomar atitudes altruístas. Afinal, esta heroína já assumiu que o destino do povo Trylle está nas suas mãos, viu o sofrimento causado pelas tradições e até abusos de poder e quer ser agente de mudança. Como tal, o leitor assiste a um forte amadurecimento desta personagem, que nem sempre parece natural devido à grande mudança e à idade de Wendy.


O facto de a narrativa ser feita na primeira pessoa ajuda a perceber melhor as alterações de Wendy. Gostei de ver a forma como ela combatia os sentimentos com a razão ao mesmo tempo que percebe que existe algo maior pelo qual lutar. A preocupação constante por aqueles que são considerados inferiores também se torna relevante.


No início da leitura houve certos fatores que me foram difíceis de aceitar. Falo principalmente do facto de o destino do Reino parecer estar nas mãos de meia dúzia de jovens que nada sabem sobre estratégia ou combates. Achei também estranho que as personagens tidas como mais experientes nunca colocassem tal facto em causa e aceitassem cumprir todas as ordens que foram dadas. Ainda para mais, estamos a falar sobre uma guerra contra um povo que é apresentado como extremamente forte e matreiro que é comandado por um rei com imensa experiência no assunto. Muito incoerente e pouco convincente.

Neste volume, o elemento romance ficou mais intenso. Primeiro deparamo-nos com o casamento por conveniência de Wendy com Tove, depois percebemos que Finn não foi totalmente esquecido e ainda há a química que existe entre a protagonista e Loki. Aqui, a solução da autora pode não agradar a todos, mas eu confesso que ela apostou na minha opção preferida. Não foi propriamente uma surpresa, pois já existiam vários sinais sobre o que iria acontecer, mas foi uma prova da evolução da protagonista.
Também apreciei conhecer melhor as intenções de Elora e a relação entre mãe e filha a ficar cada vez mais intensa.

A narrativa tem poucos momentos de pausa, uma vez que existe algo a acontecer. Contudo, e mais uma vez, a resolução dos problemas parece demasiado forçada e fácil. Até chateia um pouco ver que o suposto lado mau não aproveita convenientemente as muitas oportunidades que surgem para prevalecer. É que são mesmo muitas! E quase todas elas criadas pela protagonista que parece gostar de estar na boca do lobo. A batalha final não foi propriamente emocionante e mesmo os momentos de suposta maior tensão não resultaram bem.


Agora, quanto à experiência com a literatura em inglês, correu melhor do que estava à espera. A leitura foi mais lenta, é verdade, mas compreendi bem a trama e com a ajuda do dicionário consegui perceber todas as palavras que me causavam dúvidas. Claro que ler em português continua a ser o ideal para mim, mas agora sei que também tenho esta hipótese e já estou a pensar em qual será o próximo livro a ler em inglês (aceito sugestões).

De realçar ainda que esta edição inclui um pequeno conto passado após os eventos da trilogia. Deste modo, ficamos a perceber melhor o que aconteceu a todas as personagens, o que é um mimo muito agradável.


Sendo assim, Ascend acabou por se revelar um livro à medida dos volumes anteriores da Trilogia Trylle. Fácil de seguir e com uma trama simples, não surpreende mas possui a capacidade de não aborrecer graças ao facto de haver sempre algo novo a acontecer.


Outras opiniões a livros de Amanda Hocking:
Trocada (Trilogia Trylle #1)
Dividida (Trilogia Trylle #2)

2 comentários:

p7 disse...

Ena Cláudia, já há muito tempo que não vinha aqui. :/ Sigo-te pelo meu blogroll e este diz-me que não publicas há 5 semanas, o que é tão estranho... já tentei actualizar o endereço, mas continua a aparecer assim. Será do feed ou algo do género? :S Bem, entretanto vou ver se consigo perceber o que se passa, se o meu blogroll se passou de vez (xD) e continuar a passar por aqui de vez em quando. ;)

Quanto à primeira leitura em inglês, parabéns, e bem-vinda ao lado negro. xD Quanto a sugestões, tudo depende do género para o qual estiveres mais virada, mas se não estiveres completamente farta de vampiros (ou mesmo se estiveres), recomendaria "Infinite Days", da Rebecca Maizel - dá um bocadinho a volta às histórias de vampiros, porque desta vez o vampiro é a rapariga, e ela quer deixar de ser vampira e voltar a ser humana. ;)

Cláudia disse...

Olá p7! Olha, sabes que eu também estou com esse problema com alguns blogues? O blogroll diz que não publicam há algum tempo, eu entro lá e vejo uma publicação do dia O_o. É um problema geral, aparentemente.

Obrigada pelas boas vindas XD Confesso que algumas das tuas publicações a livros em inglês entusiasmaram-me a entrar neste lado e que enquanto lia este livro visitei por diversas vezes o book depository para avaliar as minhas novas possibilidades literárias =P
Obrigada pela sugestão. Não estou farta de vampiros, e essa premissa não me pareceu nada má*