sábado, 6 de abril de 2013

Opinião: Na Cama dos Reis - Noites de Núpcias

Título original: Dans le Lit des Rois - Nuit de Noces (2010)
Autor: Juliette Benzoni
Tradução: Nuno Daun e Lorena
ISBN: 9789896573515
Editora: Planeta (2013)

Sinopse: 

Muito já se publicou sobre o casamento. Mas pouco, ou quase nada, sobre os momentos íntimos no segredo das alcovas depois das cerimónias oficiais.
Juliette Benzoni, historiadora e romancista, soube encontrar o fio condutor dos escritos e memórias de várias personagens da História, desde noites de núpcias de deuses, de reis a príncipes. Noites grandiosas de Alexandre, o Grande, noites resignadas de Luís XVI, noites reticentes, noites de lágrimas, estranhas, entusiastas e desesperadas. Noites dramáticas, da tenda de Átila, o Huno ao quarto de Mayerling, terminam em amor ou ódio instilados no sangue.
Este livro conduz-nos por estas noites secretas e nunca reveladas e que, por vezes, mudaram o curso da História.
Noites dos Grandes. Mas talvez também as nossas. Todos podemos reencontrar as nossas experiências e confrontar as nossas decepções e sonhos.

Opinião:

Ao escrever Na Cama dos Reis, Juliette Benzoni inspirou-se em fatos históricos mas não colocou de parte a sua imaginação. A autora dá-nos a conhecer algumas das relações mais relevantes da História, dando grande atenção à mentalidade, tradições e circunstâncias de cada época.

Quase a fazer lembrar um livro de contos sobre o tema das noites de núpcias, este livro possui uma boa organização, estando dividido por períodos históricos ou temas predominantes, o que incentiva a leitura.

Ao longo da leitura, percebe-se que a autora efectuou um longo trabalho de investigação. Contudo também se verifica que Benzoni não resistiu em dar largas à imaginação em certos momentos, de modo a incluir diálogos e conteúdos que são tratados com algum humor. Este facto pode levar os menos entendidos no tema a duvidarem sobre o que é real e o que é ficção.

Contudo, existem certas histórias que não entusiasmam o leitor, quer seja pelas divagações ou pela repetição de ideias que surgiram anteriormente. Este facto levou a que esta leitura não se tornasse marcante, já que apenas fiquei surpreendida por uma minoria das tramas apresentadas.

No final, fica-se com uma ideia da alteração de mentalidades que ocorreu ao longo do tempo, da importância do casamento como contrato político e da forma como a mulher conseguia  influenciar alguns eventos através dos bastidores da História.

Este é um livro que pode agradar quem possui interesse por factos históricos e que prefere ter acesso aos mesmos de uma forma leve e divertida.

Sem comentários: