sábado, 13 de abril de 2013

Opinião: Rendida (Série Crossfire #1)

Título original: Bared to You (2012)
Autor: Sylvia Day
Tradução: Cláudia Ramos
ISBN: 9789720044297
Editora: 5 Sentidos (2012)

Sinopse:

Gideon Cross apareceu na minha vida como uma luz na escuridão.
Um homem lindo, fascinante, um pouco louco e muito sedutor.
A atração que sentia por ele era diferente de tudo o que tinha experimentado na minha vida até então. Eu desejava-o como a uma droga que me enfraquecia dia após dia.
Gideon encontrou-me fragilizada e carente e entrou facilmente na minha vida.
Descobri que também ele tinha os seus próprios demónios. Tornámo-nos o espelho um do outro; éramos o reflexo das nossas mais profundas cicatrizes e... desejos.
Este amor transformou-me, mesmo que ainda hoje continue a rezar para que os pesadelos do passado não voltem para nos atormentar.


Opinião:

Rendida é um livro que nos é apresentado em comparação ao fenómeno As Cinquenta Sombras de Grey, com a diferença de ser melhor escrito. Não tendo lido este último título, não vos posso dizer se concordo com essa observação, mas se isso de facto se verifica, então ainda bem que não apostei nele.

Sylvia Day apresenta-nos uma história muito simples e fácil de acompanhar onde o maior foco vai para uma atração completamente irresistível. Narrado na primeira pessoa, o leitor acompanha as peripécias de Eva, uma jovem mulher de 24 anos que vive com o melhor amigo, um rapaz bissexual e super atraente, e que começa um novo trabalho na área da publicidade. Logo no primeiro dia, Eva depara-se com um belo desconhecido que não é, nada mais nada menos, do que o dono multimilionário da empresa que a contratou.

Eva revela-se uma personagem feminina que procura alcançar a sua independência, mas que, estranhamente, acaba sempre por ser dependente de alguém, mesmo não o admitindo. Sinceramente, fez-me alguma confusão quando, mais no final da leitura, a autora revelou a idade desta personagem, já que a sua vida parecia ser a de uma mulher um pouco mais velha.

Quanto a Gideon, é o típico machão repleto de qualidades físicas que atrai tudo o que é mulher. Não foi uma personagem que me tivesse cativado, pois não o consegui deixar de ver como um menino grande que tem medo de amar mas que quer receber essa atenção. Também não achei a sua personalidade coerente com a sua profissão, pois pareceu-me demasiado primitivo e jovem para um homem de negócios tão conceituado (mas o que sei eu sobre estas coisas...).

Relativamente à relação entre Eva e Gideon, confesso que gostava mais dos momentos em que ela o enfrentava do que aqueles em que ela se submetia à sua vontade. Adorava quando ela lhe voltava as costas e o mandava "passear" quando ele era abusivo, afinal, detesto ver personagens femininas a renegarem quem são em detrimento de um homem. Mas Eva não é forte o suficiente para realmente ser independente, o que me fez não "torcer" pela sua relação com Gideon.

A trama não revela grandes novidades. O leitor sabe, desde o início, que Eva se vai envolver com o misterioso Gideon Cross, percebe que os dois têm um passado negro e, mesmo quando este não é revelado, dá para entender, perfeitamente, o que aconteceu a cada um dos intervenientes.

Gostei, porém, da relação de Eva com o amigo Cary, uma personagem muito divertida e que proporciona diálogos interessantes. Fiquei mais curiosa em saber o futuro deste rapaz problemático do que pelo que vai acontecer ao par principal. Também gostei de ver as "loucuras" da mãe da protagonista e a estrutura familiar apresentada.

Assim sendo, Rendida é um livro que não marca particularmente e que tem como único intuito entreter, pelos conteúdos e pela simplicidade da escrita.



Sem comentários: