quarta-feira, 3 de abril de 2013

Opinião: União


Título original: Matched (2010)
Autor: Ally Condie
Tradução: Susana Serrão
ISBN: 9789895577842
Editora: Gailivro (2011)

Sinopse:






Cassia sempre confiou nas escolhas dos Funcionários. É um pequeno preço a pagar por uma vida longa, um emprego perfeito, um companheiro ideal. Quando o seu melhor amigo aparece no ecrã da União, Cassia tem a certeza absoluta de que ele é o certo… até ao momento em que vê um outro rosto aparecer no ecrã, por breves instantes, antes de este ficar negro. Agora Cassia vê-se confrontada com escolhas impossíveis: entre Xander e Ky, entre a única vida que conhece e um caminho que nunca ninguém ousou seguir - entre a perfeição e a paixão.

Opinião:

Ally Condie é uma antiga professora de inglês de secundário, do Utah, EUA, que agora se dedicada a tempo inteiro à escrita. Com União, o primeiro livro de uma trilogia, a autora apresenta uma sociedade futurista onde cada aspecto da vida pessoal é controlado. Os cidadãos estão inteiramente limitados nas suas escolhas, pois tudo é decidido de forma a alcançar ou aparentar perfeição. Sendo assim, toda a vida é controlada, sendo que, por exemplo, é a sociedade que decide quando um casal pode ter filhos, qual é a sua alimentação diária, os sonhos são vigiados, as profissões são escolhidas consoante as capacidades individuais, existem sistemas destinados a encontrar o parceiro ideal para cada um, a arte é restrita, a história foi apagada e todos morrem ao chegar aos 80 anos.

Cassia Reyes é a protagonista desta trama. Como qualquer outro jovem, ao completar 17 anos prepara-se para um dos momentos mais aguardados da sua vida: ir ao Banquete da União onde vai finalmente conhecer o rapaz com quem se vai casar. Uns pequenos precalços fazem com que esta rapariga coloque em dúvida o sistema em que vive e a partir daí tudo se complica.

Ally Condie apostou numa fórmula certa, isto se o seu objectivo era cativar os leitores deslumbrados pela saga Crepúsculo (Gailivro), de Meyer, pela série Casa da Noite das Cast (Saída de Emergência) e similares. Não é uma obra original. Está demasiado focada num triângulo amoroso forçado – não ter vampiros não é sinónimo de diferença, é apenas mais uma variante do mesmo. Mesmo a apresentação daquele mundo, que acaba por ser o ponto mais forte da narrativa, faz com que o leitor faça constantes comparações com obras anteriores, como é o caso de The Giver, de Lois Lowry, na descrição geral da vida em sociedade, e até mesmo da série Uglies, de Scott Westerfeld, na questão da perfeição almejada no futuro e na rebelião fora das portas das cidades.

A caracterização das personagens é fraca e bastante agarrada aos estereótipos gerais. Assim, temos Cassia, a bela e dotada protagonista que vive um conflito interior, Xander, o típico jovem perfeito que todas as raparigas desejam encontrar, e Ky, o misterioso rapaz portador de um passado doloroso. Neste primeiro volume não foi possível observar grandes evoluções de personalidade, mas pode ser que a autora trate desta falha num próximo.

Mas existem mais prblemas. O desenrolar dos acontecimentos é lento, uma vez que a escrita está mais focada no campo introspectivo, o que pode tornar a leitura aborrecida. Para além disso, existem vários aspectos que não são facilmente "engolidos": como é que uma rapariga que passou toda a sua vida encantada com o melhor amigo que, por acaso, parece ser perfeito, de repente perde o interesse nele e começa a focar a sua atenção no rapaz que sempre ignorou, apenas porque ele lhe apareceu no chip da sua união por “erro”? Claro que esta mania pelo novo rapaz acabou em algo mais… E qual é a obsessão dos Funcionários da sociedade por este jovem de 17 anos igual a tantas outros? Toda a atenção que lhe é dada chega a ser ridícula. Esta trama não guarda grandes surpresas, uma vez que o desenrolar dos eventos se torna demasiado evidente.

Este não é um livro aconselhável a um público mais adulto que já conhece obras mais elaboradas e originais, mas sim a jovens que apreciaram os títulos apresentados ao longo do texto e que querem ler mais do mesmo.


NOTA: Os direitos desta trilogia  foram adquiridos pela Disney e pela Offspring Entertainment.

Sem comentários: