sexta-feira, 3 de maio de 2013

Opinião: Maze Runner – Correr ou Morrer (Maze Runner #1)


Título original: The Maze Runner (2009)
Autor: James Dashner
Tradução: Marta Mendonça
ISBN: 9789722348508
Editora: Editorial Presença (2012)


Sinopse:


Quando desperta, não sabe onde se encontra. Sabe que o seu nome é Thomas, mas é tudo. Quando aquela caixa metálica para, Thomas percebe então que se encontra num elevador e não tarda a descobrir que chegou a um lugar estranho e que o enche de pânico. Lá fora, uma pequena multidão de adolescentes como ele. Os rapazes puxam-no para fora e as suas vozes saúdam-no numa linguagem que lhe parece estranha. Dizem-lhe que aquele lugar se chama a Clareira e ensinam-lhe o que sabem a respeito daquele mundo. E existe o Labirinto, para além dos muros da Clareira... Mas acontece algo inesperado – a chegada da primeira e única rapariga, Teresa. E ela traz uma mensagem que mudará todas as regras do jogo.

Opinião:


James Dashner criou uma nova distopia, na qual um grupo de jovens rapazes, tem o objetivo de sair de um local que os oprime e que os intriga há mais de dois anos.

Thomas, a personagem principal, não é propriamente o herói mais interessante. O protagonista tem atitudes demasiado corretas que chegam mesmo a aborrecer e tornar tudo previsível. Percebe-se perfeitamente que ele é especial e diferente dos outros, mas o facto de ser ele a resolver sempre tudo acaba por soar demasiado forçado. Afinal, existem jovens com imensas capacidades que estão lá há muito tempo, mas Thomas é capaz de grandes feitos logo no primeiro dia na Clareira.

A escrita é demasiado centrada no protagonista, o que faz com que seja dada pouca relevância a  personagens secundárias com características mais interessantes, nomeadamente Chuck, Minho e Newt.

A construção do enredo é o  ponto mais forte deste livro. Cada capítulo terminada de um modo que puxa rapidamente o leitor para a leitura do próximo, pois existe sempre algo novo a acontecer ou algum mistério a ser resolvido. É esta técnica que consegue fazer progredir a leitura num ritmo rápido e é este o principal fator que agarra o leitor. No início, as poucas respostas às muitas dúvidas que surgem tornam a leitura frustrante, mas depois isso acaba por ser compensado.

As visitas ao misterioso labirinto são muito cativantes. O leitor sente a tensão e o receio das personagens que se aventuram por aquele local. Os novos elementos que são encontrados fornecem poucas respostas e aumentam as perguntas. Já os seres estranhos que guardam este espaço mostram-se verdadeiramente assustadores e aumentam a adrenalina da leitura.

Maze Runner - Correr ou Morrer faz lembrar uma experiência, muito ao género do que se vê em filmes e séries fazer-se com os ratos. O leitor fica com a sensação que existe uma grande organização por trás de todos os acontecimentos e deseja conhecer o mundo que está fora do labirinto, não só para conhecer as suas características mas para perceber a época que se tenta retratar.

No final, tudo fica em aberto, afinal este é apenas o primeiro volume de uma nova série de livros. Fica a dúvida sobre o que realmente está a acontecer no mundo, quem são aqueles jovens e porque foram para a Clareira. Uma leitura agradável, facilmente apreciada pelos fãs do género. 

Sem comentários: