quarta-feira, 5 de junho de 2013

Opinião: As Mulheres Casadas Não Falam de Amor

Título Original: Wife 22 (2012)

Autor: Melanie Gideon
Tradução: Ana Mendes Lopes 
ISBN: 9789896721725
Editora: Suma de Letras (2013)

Sinopse:

Uma deliciosa história de amor na era das ligações sem fios. Alice está casada com William há vinte anos. Recorda-se, como se fosse ontem, do dia em que o conheceu. No entanto, ultimamente, é ao Facebook, e não ao marido, que confia os seus pensamentos mais íntimos.
Um dia, recebe um questionário anónimo sobre amor e casamento da parte de um Investigador 101. Decide responder, sob o pseudónimo Mulher 22, sem imaginar que isso mudará a sua vida. Confissão após confissão, Alice sente-se cada vez mais livre e também mais apaixonada pelo Investigador 101, genuinamente interessado nos seus sentimentos como há muito ninguém estava. Alice não tarda a ver-se confrontada com uma decisão potencialmente devastadora: cessar toda a comunicação com o Investigador 101 para salvar o casamento ou admitir que o coração lhe levou a melhor e está novamente apaixonada.


Opinião:

Leve, atual, divertido e romântico. As Mulheres Casadas Não Falam de Amor é um livro que explora o casamento moderno e a forma como a evolução da sociedade e as inovações tecnológicas o podem afetar.

Alice é uma mulher de 44 anos que está casada com William há 20. A rotina deste casal é igual a tantas outras, sendo que o trabalho e as preocupações com os filhos os levaram a um estado onde o romantismo parece não ter lugar. Quando Alice é convidada para entrar num estudo online sobre o casamento, começa a repensar a sua situação e a redescobrir sentimentos que acreditava perdidos.

A moderna Alice possui dúvidas comuns a muitas outras mulheres que se encontram na mesma situação. Por este motivo, o leitor é levado a pensar nas condições que promovem um casamento feliz e no porquê de a chama da paixão de extinguir com o tempo. Sem ser uma protagonista memorável, Alice cativa pelas circunstâncias em que se encontra e pelo facto de representar a mulher comum.

A evolução da relação de Alice com o marido é curiosa. O leitor vai percebendo, aos poucos, das características de William e, se ao início não entende algumas das suas atitudes, com o decorrer da leitura acaba por conhecer as suas justificações. Já os filhos do casal, estão longe de ser os adolescentes comuns o que os leva a tornarem-se num ponto bastante atrativo da trama.

Quanto ao desenrolar da ação, na primeira parte da leitura existe uma componente que surge como um mistério. Contudo, a autora acaba por dar uma grande pista sobre o que está realmente a acontecer e, a partir desse momento, o leitor começa a observar tudo num outro ponto de vista. Este facto estraga um pouco a surpresa final, mas permite ler a narrativa com duas visões diferentes.

O estilo de escrita de Melanie Gideon é muito fácil de acompanhar, e acaba por ser interessante observar as várias formas que a autora utilizou para contar esta história. Para além do estilo comum do romance, existem capítulos inspirados no texto dramático e ainda outros que resultam da troca de e-mails, de atualizações no Facebook e Twitter, para além conversas passadas em chat rooms. Esta opção demonstra o peso das redes sociais na vida dos seus utilizadores, assim como os seus benefícios e malefícios. Contudo, o leitor mais exigente pode não apreciar este tipo de texto.

As Mulheres Casadas Não Falam de Amor acaba por ser um livro de esperança. Não surpreende totalmente, mas com certeza que vai ser relevante para as mulheres que, tal como Alice, chegaram a um ponto das suas vidas em que precisam de analisar o casamento e voltar a encontrar as emoções do namoro. Já os leitores mais românticos vão adorar esta trama moderna, fresca e divertida.

Sem comentários: