quarta-feira, 12 de junho de 2013

Opinião: Dragões de um Crepúsculo de Outono (As Crónicas de Dragonlance #1)

Título original: Dragonlance Chronicles - Volume one - Dragons of Autumn Twilight (1984)
Autor: Margaret Weis & Tracy Hickman
Tradução: Mário Matos
ISBN: 9789896374907
Editora: Edições Saída de Emergência (2013)

Sinopse:

Anos após terem optado por seguir caminhos diferentes, um grupo de companheiros reencontra-se na sua terra natal apenas para descobrir que o mundo de Krynn mudou. Rumores de guerra e sombras dominam as conversas de estalagem e monstros e criaturas míticas que só existiam em lendas voltaram a ser avistados. E nenhum companheiro se atreve a confidenciar os segredos que oculta no coração e que descobriu em viagens cheias de perigo.
Até ao dia em que um encontro ocasional com uma bela mulher, que detém em seu poder um bastão de cristal, arrasta os companheiros para o caos e muda as suas vidas para sempre. Ninguém esperava que se revelassem heróis. Muito menos eles. Mas conseguirão arranjar a força, honra e coragem para enfrentar os Deuses da Luz e Trevas no momento em que a Guerra da Lança está prestes a começar?



Opinião:

Há muito que os leitores pediam uma reedição da série Dragonlance em Portugal e as Edições Saída de Emergência respondeu ao apelo em fevereiro deste ano.

Dragões de um Crepúsculo de Outono é o primeiro livro desta série de fantasia épica que tem encantado gerações. Inspirado no RPG Dungeos & Dragons, apresenta um mundo de características medievais, onde bem e mal estão numa luta constante.

No início da leitura, assiste-se a um reencontro de companheiros que decidiram tomar rumos diferentes há alguns anos atrás. Eles partilham algumas das mudanças a que assistiram no mundo de Krynn, mas são incapazes de falar no que foi alterado no mais profundo deles próprios. Novas ameaças aterrorizam as populações, e o encontro com uma mulher detentora de um misterioso bastão de cristal leva os companheiros e iniciarem uma nova jornada em conjunto.

Repleto de momentos de ação e com poucas paragens, esta é uma leitura que se faz por prazer, mesmo para os leitores habituados a narrativas dentro do género mais complexas. Afinal, Dragões de um Crepúsculo de Outono transporta para desafios constantes, dá-nos a conhecer novos seres e tem um humor muito particular, mesmo nas situações de maior perigo.

O grupo de companheiros no qual a trama é focada foi construído de forma bastante apelativa. Os apreciadores dos jogos dentro desta temática vão perceber que não se trata de um grupo estranho, já que é composto por pessoas de diferentes raças e dotadas de diferentes capacidades, numa ideia de complemento.

Tanis Meio Elfo é apresentado como o líder e o foco de grande parte da narrativa. Herói que se sente incompleto por não pertencer inteiramente a uma raça, é o exemplo de honra e o grande mentor do grupo.

Flint Forjadente é um anão rezingão mas muito divertido. Os momentos de valentia são contrastados com situações onde tem de ultrapassar os seus maiores receios, proporcionando momentos de diversão certa. Outra personagem que arranca gargalhadas é o imprevisível Tasslehoff Pé-Ligeiro. Pertencente à nova raça dos Kender, está sempre preparado para uma boa aventura e é dotado de um bom coração, apesar de muitas vezes ser apanhado a roubar os mais distraídos.

Os irmãos Raistlin Majere e Caramon Majere constituem um grande atrativo da leitura. Enquanto o primeiro é um misterioso e inteligente feiticeiro que gera desconfiança no seio do grupo devido à ambição por mais poder e conhecimento, o segundo é um guerreiro excelente que deve um pouco à inteligência e tem um coração bondoso.

Por último, existe Sturm Lâmina Brilhante, estereótipo de cavaleiro honroso que segue todos os códigos. Dentro do grupo, pode ser o mais desinteressante, por ser aquele que é mais exigente e que vê o mundo dividido apenas entre bem e mal, não aceitando que exista quem tenha os dois dentro de si.

A representação do mal na narrativa corresponde a um novo grupo de criaturas mas também a alguns aspetos da mitologia daquele mundo. Ao longo da leitura, é possível adquirir alguns conhecimentos relativamente à história de Krynn, o que faz aumentar a curiosidade sobre o que realmente aconteceu.

Durante a leitura, a sucessão de acontecimentos é rápida e está bem interligada. O leitor é levado numa viagem interessante e rápida, graças ao estilo de escrita é fácil de acompanhar. Contudo, existem muitos momentos previsíveis e poucas reviravoltas, o que pode não agradar quem gosta de ser surpreendido.

No final, fica a vontade de continuar a acompanhar as personagens de Dragões de um Crepúsculo de Outono, afinal, existem questões a serem respondidas, para além de que fica a curiosidade sobre que outras aventuras vai este grupo enfrentar.

Sem comentários: