segunda-feira, 24 de junho de 2013

Opinião: Não Te Quero Matar (John Cleaver #3)

Título original: I Don’t Want to Kill You (2011)
Autor: Dan Wells
Tradução: Raquel Dutra Lopes
ISBN: 9789896661328
Editora: Contraponto (2013)

Sinopse:

John Wayne Cleaver é um rapaz bem-comportado, tímido, reservado (e obcecado com a morte, mais especificamente com homicídios), que estuda obsessivamente serial killers e passa os tempos livres a trabalhar na casa funerária da família. A morte parece fazer parte indelével da sua vida; talvez por isso John tenha desenvolvido os poderes de dedução que lhe permitiram salvar a sua cidade do ataque de assassinos (literalmente) demoníacos.
Em Não Te Quero Matar, John Wayne Cleaver apercebe-se de que a única maneira de pôr fim a estes ataques é fazer frente aos demónios que mataram tantos dos seus amigos e vizinhos.
Para isso, vai ter de desafiar uma das criaturas mais perigosas com que já se deparou; e os demónios nunca fazem jogo limpo…

Opinião:

Não Te Quero Matar fecha a série John Cleaver, de autoria de Dan Wells. Neste volume, o leitor vê John a cair em extremos e a colocar em dúvida a legitimidade da sua missão. Sem conseguir perceber algumas atitudes humanas, o jovem pensa mesmo em desistir, mas acaba por encontrar numa pessoa completamente improvável um companheiro para esta caça aos demónios.

John continua a revelar-se o rapaz que conhecemos de outros livros, mas o leitor vai perceber que sofreu algumas evoluções. Continua obcecado por serial killers e sem conseguir sentir empatia, mas agora tem propósitos mais definidos, quer seja na sua missão quer seja no seu papel na sociedade. Estes factores são intensificados pela narrativa na primeira pessoa, que dá um acesso mais amplo à complexidade do protagonista.

O grande vilão é completamente diferente dos anteriores, tem uma presença mais subtil e é mais intrigante do que os anteriores. Ele provoca uma mudança drástica na vida de John e na sua forma de ser.

Este volume, tal como os anteriores, continua a agarrar o leitor. Contudo, e mais uma vez, o autor deixa inúmeras pistas sobre o que vai acontecer no final mas, desta vez, Wells consegue surpreender com um encerramento dramático e muito bem conseguido, que vai deixar os fãs da série boquiabertos e satisfeitos.

Muito superior aos dois volumes anteriores, este livro vai, com certeza, fazer as delícias dos fãs. A escrita mantém as características já conhecidas, mas o enredo, para além de muito centrado na ação, adquire uma nova carga reflexiva. A leitura é realizada num ápice e entende-se que o autor decidiu deixar algumas pontas soltas para uma possível continuação.

Não Te Quero Matar superou as expetativas. Mais intenso do que os volumes anteriores, é um desfecho impressionante e muito adequado.

Outras opiniões a livros de Dan Wells:
Não Sou Um Serial Killer (John Cleaver #1) 
Senhor Monstro (John Cleaver #2)

Sem comentários: