sexta-feira, 14 de junho de 2013

Opinião: Refúgio (A Trilogia do Elfo Negro #3)

Título original: Sojourn (1991)
Autor: R. A. SalvatoreLink
Tradutor: Mário Matos
ISBN: 9789896373443
Editora: Edições Saída de Emergência (2011)

Sinopse:

Depois de escapar da sociedade cruel e vingativa de Menzoberranzan, a sua cidade natal escondida nas profundezas da terra, Drizzt inicia uma nova aventura num mundo inteiramente diferente. Desta vez na superfície, sob a luz revigorante de um sol que o fascina e rodeado por florestas frondosas e mil e um segredos para descobrir. Mas esse novo mundo também pode ser hostil e, pior, os elfos negros não desistiram de o caçar. Poderá Drizzt encontrar refúgio longe das trevas que rodeiam a sua raça e integrar-se num mundo que o olha com desconfiança e temor? Não perca a dramática conclusão da trilogia do Elfo Negro.

Opinião:
Refúgio marca o final da Trilogia do Elfo Negro . Enquanto no primeiro volume é apresentada a cruel sociedade de Menzoberranzan e os seus jogos de poder, no segundo, o jovem elfo negro que renegou a família deambula pelo submundo na esperança de encontrar um local a que possa chamar de lar. Agora, em Refúgio, Drizzt e a sua fiel companheira, a pantera Guenhwyvar chegam a um novo território, oposto a tudo o que alguma vez conheceram: a superfície.

O mundo da superfície é um local desconhecido mas igualmente fascinante para o nosso herói. Apesar de o sol lhe ferir os olhos habituados à escuridão e de retirar as capacidades mágicas aos seus objectos, Drizzt não lhe consegue virar costas e voltar às trevas do submundo.

“As cores logo antes do nascer do Sol arrebatavam a minha alma de uma forma que nenhum padrão de emanações de calor do Subescuro alguma vez poderia fazer. Inicialmente pensei que o meu fascínio se devesse à estranheza da cena, mas mesmo agora, tantos anos passados, sinto o coração bater com força perante o subtil clarear que anuncia a alvorada. (…) O Sol tornou-se símbolo da diferença entre o Subescuro e a minha nova casa.”

Inicialmente, Drizzt observa ao longe as criaturas deste mundo. Humanos, elfos, anões, entre outros, surgem como espécies diferentes das que conhecia, mas com valores aproximados dos seus. Mas o elfo rapidamente aprenderá que até os locais mais belos ou mesmo nas raças mais nobres pode existir maldade e terror. O elfo negro terá que conseguir conquistar o seu lugar no mundo e dessa forma, finalmente encontrar um sítio que consiga chamar de lar.

A posição que Drizzt toma na superfície é bastante curiosa. Consciente dos preconceitos associados à sua espécie (e com razão), o drow deseja mas não consegue travar um contacto directo com os novos seres. Ainda para mais, existem outras espécies que têm objectivos cruéis e que vêm a presença do elfo como benéfica, uma vez que fazem recair sobre ele a suspeita de prática de actos imperdoáveis.

A narração é, maioritariamente, centrada em Drizzt, havendo breves momentos em que o leitor fica a conhecer as intenções dos seus oponentes. Se por um lado isso permite ter uma maior percepção da maldade existente, por outro torna a narração ainda mais previsível e sem grandes efeitos surpresa. Continua a existir uma grande preocupação nas descrições das lutas travadas, ao género de videojogo, o que não será nenhuma novidade para o leitor que acompanhou a trilogia.

Refúgio é o desfecho de uma fase da vida de Drizzt, cujas aventuras continuam em Trilogia das Planícies Geladas, já publicada pela Saída de Emergência. 

Sem comentários: