terça-feira, 18 de junho de 2013

Opinião: Senhor Monstro (John Cleaver #2)

Título Original: Mr. Monster (2010)

Autor: Dan Wells
Tradução: Raquel Dutra Lopes
ISBN: 9789896661229
Editora: Contraponto (2012)

Sinopse:

Em Não Sou Um Serial Killer, ficámos a conhecer John Wayne Cleaver, um rapaz bem-comportado, tímido, reservado (e obcecado com a morte, mais especificamente com homicídios), que salvou a sua cidade de um assassino ainda mais aterrador que os serial killers que estuda obsessivamente.
No entanto, como rapidamente descobre, até os demónios têm amigos, e o desaparecimento daquele que John matou atraiu outro monstro ao condado de Clayton. As suas vítimas vão aparecendo na casa mortuária onde John trabalha, e ele tenta resolver o mistério, uma vez mais. Desta vez, contudo, há uma diferença: John já provou o sabor da morte, e a parte mais escura da sua personalidade pode descontrolar-se, com consequências imprevisíveis mas muito perigosas.
Ninguém em Clayton estará seguro se John não conseguir derrotar estes dois adversários tremendos: o demónio desconhecido que tem de caçar, e o seu próprio demónio interior - a criatura sedenta de sangue a que ele chama «Senhor Monstro»…

Opinião:


Segundo volume da trilogia John Cleaver, Senhor Monstro revela o que aconteceu após os eventos narrados em Eu Não Sou Um Serial Killer.
John, o jovem sociopata de Clayton que cativou no volume anterior, continua a tentar lidar com a sua natureza. Depois de ter morto um demónio que andava a aterrorizar a cidade, este jovem encontra novas formas de lidar com a sua pequena “dificuldade” numa tentativa de levar uma vida minimamente normal.
Com a ajuda da mãe, John tenta seguir uma série de regras restritas. Tenta. Afinal, a sua necessidade de matar, apelidada de “Senhor Monstro” tem uma voz muito própria e apelativa, sendo que a única forma de o controlar consiste em cometer alguns desvios. Para além do mais, Brooke, a rapariga por quem sente atraído, começa a mostrar interesse nele, o que leva John a testar os seus limites. E como se estes problemas não fossem suficientes, o protagonista descobre ainda que o demónio que matou tem amigos, amigos poderosos que vão voltar a colocar Clayton em clima de medo e tensão.
Senhor Monstro apresenta uma evolução significativa quando comparado ao primeiro volume. O protagonista é uma personagem em crescimento e é curioso ver de que forma ele tenta fazer parecer aos outros que é apenas mais um jovem igual a tantos outros, ao mesmo tempo que alimenta o seu instinto através de ações ponderadas. Existem momentos diferentes, outros que nos repugnam e outros ainda que nos fazem sorrir.
Mais uma vez, volta a ser interessante estar dentro da mente deste potencial serial killer e perceber o que o motiva. Contudo, é inevitável voltar a fazer comparações com a série de televisão de sucesso Dexter. A diferença está que Dan Wells apresenta um jovem em idade escolar e um mundo onde realidade e ficção surgem misturadas.
O grande vilão deste volume não é totalmente surpreendente. Porém, o leitor fica a conhecer um outro tipo de demónio, com poderes e capacidades diferentes, e percebe que existem muitos mais. O final deixa adivinhar que os choques entre personagens deste género não terminam por aqui e deixam a vontade crescente de conhecer melhor o lado sobrenatural deste universo.
Apesar de este livro, em termos de qualidade de narrativa e de caracterização de personagens e ambiente estar superior ao anterior, acaba por falhar no fator surpresa. Isto é importante pois o autor acaba por utilizar as mesmas fórmulas, e os momentos da trama que mais agradaram no primeiro são, de certo modo, repetidos no segundo, não existindo grandes situações de espanto. A leitura é rápida e fluída, mas no final fica a sensação que faltou algo.
Senhor Monstro parece marcar a transição entre um livro que marcou a diferença e um outro que se adivinha arrebatador. Mais negro, é uma leitura que vai agradar quem ficou deliciado com o primeiro volume desta saga.


Outras opiniões a livros de Dan Wells:
Não Sou um Serial Killer (Trilogia John Cleaver #1)

Sem comentários: