quinta-feira, 11 de julho de 2013

Opinião: Dragões de uma Noite de Inverno (As Crónicas de Dragonlance #2)

Título original: Dragons of Winter Night (1985)
Autor: Margaret Weis, Tracy Hickman
Tradutor: Jorge Candeias
ISBN: 9789896375300
 Editora: Saída de Emergência (2013)

Sinopse:

Os nossos heróis venceram uma batalha, mas não venceram a guerra pelo destino de Krynn. Os servos de Takhisis, a rainha dos Dragões, estão de volta e os povos de todas as nações precisam de lutar para salvar os seus lares e manter a própria liberdade. Mas há muito que as raças estão divididas pelo ódio e preconceito. Guerreiros elfos e cavaleiros humanos lutam entre si e a guerra parece estar perdida antes de começar.
Forçados a separarem-se pelos acontecimentos, passará ainda algum tempo antes que os nossos heróis se reencontrem. Perseguidos por estranhos sonhos e profecias sinistras, o grupo parte em busca das misteriosas e lendárias orbe e lança do dragão. Conseguirão, juntos, fazer frente às trevas? E será possível para um cavaleiro caído em desgraça, enfrentar, à pálida luz do inverno, as forças de Takhisis?

Opinião:

Tanis e o seu grupo continuam a lutar pelo bem de Krynn, terra que está a ser ameaçada por Thakhisis, a rainha dos Dragões e os seus servos. Juntos empreendem uma nova jornada que vai colocar à prova o laço que os liga, a coragem e também a força de vontade para lutar e até morrer por um bem maior. Numa fase inicial, o grupo é forçado a separar-se, o que leva o leitor a acompanhar dois caminhos distintos mas com objetivos comuns.

Nas suas demandas, estes heróis vão perceber que as forças que ameaçam a terra que querem proteger não surgem apenas de fora. Afinal, a divisão e desconfiança que existe entre os diferentes povos poderão ajudar o inimigo. É interessante observar o desenvolvimento da ideia do preconceito ao longo da narrativa. Os heróis desta obra possuem as mais diferentes naturezas, dando a ideia de que a união entre humanos, elfos, anões, feiticeiros e kenders é possível e propícia um grupo com diferentes habilidades. Já a desunião entre os povos revela os pontos fracos de cada um. Uma lição das autoras.

Com o desenrolar dos acontecimentos, as personagens apresentam desenvolvimentos curiosos nomeadamente no campo da autodescoberta. Surgem também novas figuras que enriquecem a narrativa e fazem aumentar o interesse na leitura. Destaco Alhana, Kitiara e Silvara, mulheres que mostram a ambiguidade que existe entre bem e mal.

Os momentos de ação continuam a dominar a leitura, sendo estes repletos de tensão e até alguma emotividade. Contudo, existem também ocasiões onde o humor é explorado, o que dá origem a situações que levam o leitor a sorrir.

No panorama geral, este volume acaba por ser um pouco mais duro do que o anterior, mas o título também o deixava adivinhar. Se em Dragões de Um Crepúsculo de Outono a estação e momento do dia davam a ideia de que algo de cruel se estava em aproximar, Dragões de Uma Noite de Inverno avisa-nos de que os heróis desta aventura vão sofrer para chegar à vitória que, muito provavelmente, irá acontecer em Dragões de Uma Alvorada de Primavera, o próximo volume. Afinal, a manhã traz uma nova esperança e a estação das flores é também símbolo de renovação.

Dragões de Uma Noite de Inverno é uma leitura agradável e que vai agradar a quem ficou cativado com o livro que o antecede. São fornecidas algumas respostas desejadas, mas também surgem novos mistérios a ser desvendados, o que aguça o apetite para o derradeiro volume desta primeira trilogia de As Crónicas de Dragonlance.

Outras opiniões a livros de Margaret Weis e Tracy Hickman:
Dragões de um Crepúsculo de Outono (As Crónicas de Dragonlance #1)

Sem comentários: