segunda-feira, 29 de julho de 2013

Opinião: S.E.C.R.E.T. (#1)

Título original: S.E.C.R.E.T.  (2013)
Autor: L. Marie Adeline

Tradutor: Maria das Mercês de Sousa
ISBN: 9789896573614
Editora: Planeta (2013)

Sinopse:

A vida de Cassie Robichaud está cheia de tristeza e solidão desde que o marido morreu. Cassie é empregada de mesa no Café Rose, em Nova Orleães, e dorme todas as noites num apartamento de um só quarto, na companhia de um gato.
Porém, quando descobre um diário deixado no café por uma mulher misteriosa, o seu mundo muda para sempre. O diário, cheio de confissões explícitas, choca-a e fascina-a ao mesmo tempo e acaba por levá-la ao S.E.C.R.E.T., uma sociedade secreta que se dedica a ajudar mulheres a realizar as suas fantasias sexuais mais loucas e íntimas. Cassie acaba por mergulhar numa electrizante jornada de Dez Passos, durante a qual tem uma série de fantasias arrebatadoras com homens deslumbrantes, que a fazem despertar e a saciam.
Assim que se liberta das suas inibições, Cassie descortina uma nova confiança e transforma-se, conseguindo a coragem necessária para levar uma vida apaixonada. Ao mesmo tempo atraente, libertador e emocionalmente poderoso, S.E.C.R.E.T. é um mundo onde a fantasia se torna realidade


Opinião:

Nume época em que o romance erótico está em voga, eis que chega S.E.C.R.E.T, um livro escrito sob um pseudónimo.

Iniciada a leitura, conhecemos Cassie, uma mulher madura, vítima de uma história romântica infeliz que a levou a desenvolver insegurança e uma baixa autoestima. Cassie não tem grande esperança em dias mais felizes, muito por não acreditar em si própria. Estas características são facilmente compreendidas pelas leitoras, apesar de terem sido levadas a um certo exagero.

Tal como qualquer mulher insegura, Cassie observa com fascínio aquelas que transmitem confiança e sensualidade de forma natural. Ela quer ser assim, mas não sabe como, tal como a mulher comum quer potencializar as suas qualidades, apesar de não as conseguir reconhecer com facilidade. Mas se a protagonista acreditava passar despercebida, está enganada.

Uma sociedade secreta chamada S.E.C.R.E.T (curiosamente) reconhece as dificuldades de Cassie, os seus atributos e empenha-se em ajudá-la. Desta forma, a protagonista inicia uma jornada inesperada de auto descoberta, onde o prazer e o reconhecimento do próprio corpo são as peças essenciais para superação, aceitação, felicidade e bem estar.

Este é um livro de leitura rápida, muito devido à facilidade de leitura, tanto na apreensão da trama como na compreensão das intenções da autora. O estilo de L. Marie Adeline é directo, mais focado nas aventuras do que nos pensamentos das personagens. Após a aceitação de Cassie nesta aventura, cada capítulo ficará destinado a um passo do plano da S.E.C.R.E.T, o que acaba por estimular a curiosidade. Afinal, existe a vontade de perceber de que forma a autora vai concretizar os desejos da protagonista, uma vez que desde o início se percebe que nem tudo surge como seria esperado.

Cada passo representa uma fantasia e uma evolução. Com o desenrolar da trama, é possível verificar que a confiança de Cassie está a aumentar, o que acaba por se refletir não só no relacionamento consigo própria, mas também com os outros. Mais disponível ao diálogo e a novas experiências, passa de uma fase quase adormecida para uma vida mais completa. Contudo, a entrega da protagonista chega a parecer demasiado fácil para uma mulher que era tão insegura.

Para além da exploração da sexualidade existe também a evolução do campo amoroso. Ao aceitar-se, Cassie passa também a querer ver concretizados os seus sentimentos para com o homem por quem se apaixonou há muito. Contudo, esta relação não é propriamente convincente e o seu desfecho chega mesmo a parecer descabido. Provavelmente a falta de conclusão vai para a vontade da autora de prosseguir as aventuras de Cassie num próximo volume, mas tudo poderia ter sido melhor pensado.

As personagens secundárias parecem demasiado estereotipadas, acabando por pouco ou nada surpreenderem. Will é uma tentativa falhada de galã e Tracina uma vilã fraca.

S.E.C.R.E.T revela-se uma leitura simples, que entretém mas não marca. Livro que carece de profundidade, de um maior desenvolvimento das personagens e de uma interligação de acontecimentos mais plausível.

Sem comentários: