terça-feira, 27 de agosto de 2013

Opinião: O Livro Sem Nome (A Saga de Bourbon Kid #1)

Autor: Anónimo
Título Original: The Book With No Name (2008)
Tradução: Cristina Rodriguez
ISBN: 9789895579037
Editora: Asa (2011)

Sinopse:

Caro Leitor,

Apenas os puros de coração poderão ler as páginas deste livro. Cada página que virar, cada capítulo que ler, levá-lo-á para mais perto do fim. Nem todos conseguirão terminar. A variedade de intrigas e de estilos poderá indispor e confundir. E, enquanto procura a verdade, ela apresentar-se-á diante dos seus olhos. A escuridão virá, e com ela um grande mal. E aqueles que lerem o livro poderão não voltar a ver a luz.

Opinião:

Misterioso. Este livro sempre me chamou a atenção pela pouca informação que transmitia. O título não diz nada (aparentemente), o autor não é conhecido, a sinopse não revela a base da trama e a capa pouco diz. Sempre senti curiosidade quanto a este leitura, mas também algum receio, afinal, que história poderia estar encerrada naquelas páginas? Finalmente surgiu a oportunidade de pegar em O Livro Sem Nome e desvendar (alguns dos) seus segredos.

A acção desenrola-se em Santa Mondega, uma cidade dos Estados Unidos da América que sugere ser próxima da fronteira com o México. Santa Mondega é muitas vezes apresentada como uma cidade esquecida, funcionando quase como um mundo aparte, afinal, é centro de uma intensa actividade paranormal. E assim fica esclarecido o género desta leitura. Sim, pode ser inserida dentro do género fantástico, apesar de possuir ainda características de policial e de terror.

Não existe uma personagem principal, mas sim um grupo de figuras que, à sua vez, ganham destaque em capítulos que exploram o seu ponto de vista sobre os acontecimentos. Estes homens e mulheres não são fáceis de gostar, mas parecem reais. Acontece que são quase todos bandidos, vigaristas, ladrões, assassinos. Não é fácil criar empatia com pessoas tão cruéis e interesseiras, mas é engraçado ver de que forma se movimentam e conhecer aquilo que os motiva. Existem excepções, como não podia deixar de ser. A dupla de monges ingénua é uma lufada de ar fresco e responsável por muito momentos caricatos, enquanto a dupla de policias que investiga as muitas mortes que decorrem é um pouco mais aborrecida.

Apesar de não existir propriamente uma figura central, existe, no entanto, uma personagem que parece funcionar como motor de toda acção: o bourbon kid. Curiosamente, este é também o homem de quem menos sabemos (praticamente nada, na verdade). É uma figura misteriosa que raramente aparece e que é temida por todos. Afinal, o seu aparecimento em bares resulta sempre na morte de todos os presentes do estabelecimento, à excepção de uma testemunha. É impossível não ficar fascinado com este homem e é de louvar que a forma como autor conseguiu que eles prendesse à leitura apesar de tão raras aparições.

Sim, é um livro com descrições de forte violência. As cenas de acção parecem ter sido inspiradas pelos filmes sangrentos de Quentin Tarantino. Existe muito sangue, muitos tiros, muitas vísceras e corpos totalmente mutilados. Ao início pode custar um pouco a entrar nesta história, perceber de que forma todas as personagens se ligam, mas mal isso é apreendido inicia-se uma leitura rápida e viciante. Com o passar das páginas vão surgindo novas perguntas e uma necessidade crescente de perceber o que realmente está a acontecer. Com o tempo, são dadas essas respostas, ou pelo menos as essenciais, já que o clima de mistério permanece mesmo na última página.

As reviravoltas são muitas, sendo que aquilo que ao início podia parecer afinal não o é. A eterna luta entre o bem e o mal é mais um dos temas tratados, existindo ainda diversas inspirações no Cristianismo. Contudo, tudo é explorado de uma forma muito diferente daquela a que estava habituada.

O Livro Sem Nome é um livro intenso, diferente e que se destaca. Uma leitura muito interessante e que recomendo a todos os fãs de histórias sobrenaturais mais duras.

Nota: Apesar de poder ser lido sozinho, O Livro Sem Nome é o primeiro de uma série intitulada "Bourbon Kid". The Eye of The Moon, The Devil's Graveyard e The Book of Death são os títulos dos restantes volumes, por ordem de publicação nos Estados Unidos da América. Estão todos assinados por Anónimo.

2 comentários:

Márcio Lopes disse...

Excelente descrição deste livro.

Já li e recomendo, mas apenas aos puros de coração :)

Confirmo que cada página que virar, cada capítulo que ler, levá-lo-á para mais perto do fim.

Cláudia disse...

Olá Márcio e obrigada! Felizmente o segundo volume, "O Olho da Lua" já foi publicado por cá. Espero que o terceiro não demore. *