domingo, 29 de setembro de 2013

Opinião: Na Sombra do Perigo (Irmandade da Adaga Negra #9)

Título original: Lover Unleashed (2011)
Autor: J. R. Ward
Tradução: Luís Santos
ISBN: 9789724621838
Editora: Casa das Letras (2013)

Sinopse:

Payne, irmã gémea de Vishous, em muito se assemelha ao irmão. Lutadora por natureza e rebelde no que diz respeito ao papel tradicional das fêmeas Escolhidas, o Outro Lado não é lugar para ela… e a frente de batalha da guerra também não. Quando fica paralisada na sequência de uma lesão em combate, um cirurgião humano, o doutor Manuel Manello, é chamado para a curar de um modo que só ele é capaz - e em breve se vê arrastado para o mundo secreto e perigoso da fêmea. Embora nunca tivesse acreditado que a noite encerra coisas estranhas - como vampiros - dá consigo mais do que pronto a deixar-se seduzir por aquela fêmea poderosa que o marca de corpo e alma. O mundo humano e vampiro chocam à medida que os dois amantes se veem ligados por muito mais do que uma simples atração erótica… e Payne é surpreendida por uma vingança com séculos que coloca em risco a sua vida e o seu amor.

Opinião: 

Nos volumes anteriores da Irmandade da Adaga Negra, Payne tem surgido como uma figura misteriosa. Irmã gémea de Vishious, um dos companheiros com maior destaque ao longo de toda a saga, ela surge como elemento inovador. Afinal, J. R. Ward habituou -nos a acompanhar relações entre uma figura masculina da irmandade e uma feminina de fora, sendo que agora esses papeis se invertem.

Tal como acontece com os livros anteriores, também este não guarda grandes segredos quanto à conclusão. Desde o início que é possível saber que o par vai ficar junto, basta saber de que forma e que obstáculos vão eles enfrentar.

A intensidade das relações continua a ser um ponto mais atractivo. As personagens possuem personalidades que impelem para a leitura. Neste caso, foi divertido ver como uma mulher poderosa como Payne surgia de forma aparentemente inofensiva, como descobria um lado novo da sua própria pessoa. Em certos momentos ela quase que parecia contraditória, mas a verdade é que também era fácil perceber as suas acções, afinal, esteve isolada durante demasiado tempo e pouco sabe sobre a sociedade em que agora é largada.

Manuel também não é uma figura nova e as suas interacções com certos membros masculinos da irmandade são divertidas, apesar de por vezes despropositadas.As revelações finais de Manuel surgem como um pretexto forçado e pouco convincente, tal como já aconteceu anteriormente. A química entre este casal é instantânea e as dificuldades que atravessam parecem bastante simples de serem ultrapassadas, quando comparadas com as de personagens que os antecederam.

Voltam a ser dedicados alguns capítulos a Qhuinn e Blay e, apesar de neste campo não haver uma evolução, existem ligeiras alterações que preparam os leitores para o livro que lhes vai ser dedicado. Foi também curioso ver a preocupação de J. R. Ward retomar um casal que supostamente já tinha encontrado o seu final feliz. Vishious e Jane atravessam uma crise, mostrando que os problemas continuam a aparecer e a testar o amor.

Felizmente os Minguantes fizeram uma aparição pouco relevante nesta trama. Estes vilões, que pouco me convencem, deixaram de ser o principal obstáculo, sendo então substituídos pelo preconceito familiar e pela aparição de um novo grupo de vampiros que começa a delinear um plano para depor o Rei. Contudo, também este grupo acabou por não se revelar (por enquanto) o vilão necessário a esta obra. Os elementos da Irmandade continuam a aparecer como todo poderosos que aniquilam qualquer um enquanto os seus inimigos não transmitem o perigo e o terror necessário para dar credibilidade a estes heróis.

Na Sombra do Perigo é mais um livro que se lê sem esforço, que diverte mas que não se destaca. Uma leitura que vai agradar os fãs desta saga por possibilitar o regresso a este mundo.

Outras opiniões a livros de J. R. Ward:
Na Sombra da Vingança (Série Irmandade da Adaga Negra #7) 
Na Sombra do Destino (Série Irmandade da Adaga Negra #8)
Cobiça (Saga Anjos Caídos #1)
Desejo (Saga Anjos Caídos #2)
Êxtase (Saga Anjos Caídos #4)

Sem comentários: