terça-feira, 3 de setembro de 2013

Opinião: Sacrifício de Sangue (Casa das Comarré #2)

Título Original: Flesh and Blood (2011)
Autor:  Kristen Painter
Tradutor: Elsa T. S. Vieira
ISBN: 9789892323343
Editora: Asa (2013)

Sinopse:

O sangue de Chrysabelle é rico, puro e poderoso… Ela é uma comarré que ousou desafiar o destino. Chrysabelle nunca imaginou que a liberdade teria um preço tão alto. Estranhos acontecimentos afastaram-na de Malkolm, o vampiro renegado a quem prometeu ajudar a quebrar uma maldição. Mas não por muito tempo, pois a atração que os une é mais forte. Para o salvar, Chrysabelle precisa de encontrar a única pessoa que pode ter a resposta: a Aureliana. Nada parece demover a comarré, nem mesmo quando descobre que cumprir a promessa exige um sacrifício de sangue, do seu próprio sangue. A chegada do enigmático Thomas Creek a Paradise City, também ele atraído pelo poderoso e inebriante sangue da comarré, vai arrastá-la para um perturbante triângulo amoroso. Dividida entre a promessa que fez a Malkolm e que lhe pode custar a vida, e o caminho de luz que Creek lhe tem para oferecer, ela terá de escolher…

Opinião:

Sacrifício de Sangue segue a história de Chrysabelle, começando pouco depois dos acontecimentos que encerraram Direitos de Sangue, o primeiro livro desta saga.

O mundo criado por Kristen Painter continua a ser o ponto forte desta trama. É interessante observar a mitologia vampírica, o funcionamento do sistema hierárquico e a variedade de seres que habitam este universo. Contudo, neste campo, existem poucos desenvolvimentos, sendo o mais significativo a exposição dos Kubai Mata (que por alguma razão fazem-me sempre pensar em Hakuna Matata e perdem logo a credibilidade).

Os desenvolvimentos da história estão melhor conseguidos do que aconteceu no primeiro volume. A narrativa fica mais interessante, até porque acaba por não se focar apenas em Chysabelle. Existe uma série de histórias paralelas que envolvem personagens já conhecidas desde o volume anterior que acabam por ter ligação concreta nas últimas páginas. Porém, esta evolução não é suficiente para tornar esta leitura forte ou cativante. Mais uma vez as personagens centrais acabam por enfraquecer este mundo.

Na opinião ao livro anterior já tinha anunciado não ter gostado de Chrysabelle. Pois continuo a não gostar. Esta protagonista demasiado perfeita continua a ser uma grande fonte de aborrecimento, pois para além de não trazer nada de novo ainda torna tudo demasiado previsível. Não consigo considerá-la uma personagem profunda e bem construída.

E como as personagens e suas relações já guardavam poucas surpresas, heis que a autora decide desenvolver algo que já está mais do que visto: um triângulo amoroso. Sim, a fantástica Chrysabelle é agora o centro das atenções e desejos de dois machos esbeltos e ferozes. Um já conhecemos, Malkolm, o vampiro que luta contra uma terrível maldição mas que neste volume pareceu demasiado controlado. O outro é novo, chama-se Creek e é um caçador de vampiros aparentemente humano e todo sedutor. Estes dois homens parecem dois tontinhos. O encontro entre eles não tem grande tensão, mas sim uma tentativa frustrada, para além de que se tornou ridículo vê-los a falarem em partilhar a Chrysabelle, afinal ela não consegue escolher um (sério? Qual é o homem que pensa sequer na hipótese de partilhar a sua amada?). Mais uma vez: relações pouco profundas e pouco credíveis.

A vilã Tatiana pareceu-me mais fraquinha neste volume, e se bem se recordam eu já não a achava grande ameaça. Se ela realmente fosse toda poderosa como a autora a quer pintar já tinha levado a sua avante à muito tempo. Parece mais uma menina mimada que, por alguma razão, ninguém tenta contrariar. E se uma vilã não é forte, então a história perde grande parte da sua força potencial.

Sacrifício de Sangue acaba por estar ao mesmo nível que Direitos de Sangue, não havendo, portanto, expectativas de melhorias nos próximos volumes.

Outras opiniões a livros de Kristen Painter:
Direitos de Sangue (Casa das Comarré #1)

Sem comentários: