quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Opinião: O Regresso dos Deuses - Rebelião

Autor: Pedro Ventura
ISBN: 9789722345163
Editora: Editorial Presença (2011)

Sinopse: 

Após um longo sono de várias décadas, Calédra, a bela guerreira aurabrana, desperta subitamente para uma realidade que lhe é estranha, um tempo que não é o seu. Antiga rainha dos aurabranos, Calédra está destinada a protagonizar uma missão quase impossível - salvar o mundo e os humanos da crescente ameaça do domínio Holkan. Ao longo desta saga extraordinária, são muitos os aliados que Calédra vai encontrando, e muitas as vezes em que enfrenta inimigos terríveis e se vê às portas da morte. Mas o seu espírito inquebrantável promete dar luta aos seus inimigos e cativar-nos desde logo, levando-nos a ler com insaciável voracidade as páginas deste épico vibrante.

Opinião:
O Regresso dos Deuses - Rebelião é uma obra de Pedro Ventura que surge no seguimento de Goor – A Crónica de Feaglar. Contudo, este livro consegue ser independente dos anteriores, uma vez que a tramas são afastadas temporalmente e ainda por serem fornecidas as informações passadas necessárias para entender o enredo.

Pedro Ventura apresenta uma era onda a paz e a prosperidade são uma aparência, uma vez que a existência humana está ameaçada pelo domínio Holkan. É neste clima de tensão que surge uma misteriosa mulher que assume a missão de alterar o rumo dos acontecimentos.

“Que ela não é como nós já eu sei… O que eu não sei é o que ela realmente é…”

Calédra rompe com estereótipos. Ela não é uma donzela, mas sim uma guerreira que luta pelo que acredita. Fria, obscura e líder natural, surpreende as restantes figuras, mas acaba por parecer demasiado distante de quem está a ler. 

A escrita é bastante coerente e as ideias são bem transmitidas. Os diálogos estão bem conseguidos e são credíveis. A existência de um mapa ajudaria o leitor a melhor localizar a acção assim como a melhor entender o espaço que existe na mente do autor.

O leitor irá viajar por uma terra diferente onde surgirão diferentes personagens que irão seguir a guerreira, e é aqui que surgem algumas das mais agradáveis surpresas. O grupo que se junta não parece ser o mais indicado para a missão em curso, mas o leitor logo perceberá que muitas destas personagens não são apenas aquilo que aparentam, o que lhes confere uma dimensão mais humana e realista.

Durante esta aventura são muitos e diferentes os momentos com que o leitor se depara, sendo uns bastante interessantes enquanto outros tornam a leitura mais entediante. Isto, devido às grandes quantidades de informação desnecessárias ou pela existência de episódios que parecem um pouco forçados.

Fica provado que Pedro Ventura é um autor português possuidor de uma boa capacidade escrita e ideias interessantes. 
O Regresso dos Deuses - Rebelião é uma leitura indicada para quem goste do clima épico da fantasia.

Ver mais sobre este livro aqui.

Sem comentários: