segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Opinião: Sombras da Meia-Noite (Série Raça da Noite #7)

Título original: Shades of Midnight (2009)
Autor: Lara Adrian
Tradução: Marta Mendonça
ISBN: 9789897260858
Editora: Quinta Essência (2013)

Sinopse:

Num deserto gelado mergulhado na escuridão, as linhas entre o bem e o mal, amante e inimigo, nunca são pretas ou brancas, mas desenhadas em tons de meia-noite. Algo inumano surgiu nos confins gelados do Alasca, deixando uma carnificina indizível na sua esteira. Para a piloto Alexandra Maguire, os assassínios trazem recordações de um evento horrível que ela testemunhou em criança e evocam uma inexplicável sensação de alteridade que há muito tempo sentia dentro de si mesma, mas nunca compreendera totalmente… até que um desconhecido sedutor e sombrio com os seus próprios segredos entra no seu mundo. Enviado de Boston para investigar os selvagens ataques e parar a matança, o vampiro guerreiro Kade tem os seus próprios motivos para regressar ao frio e proibitivo local do seu nascimento. Assombrado por uma vergonha secreta, Kade logo percebe a verdade surpreendente da ameaça que enfrenta, uma ameaça que porá em perigo a frágil união que formou com a corajosa e determinada jovem que desperta em si as paixões mais profundas e os anseios mais primários. Porém, ao trazer Alex para o seu mundo de sangue e trevas, Kade deverá enfrentar os seus demónios pessoais e o mal ainda maior que pode destruir tudo o que ele mais ama.

Opinião:

Lara Adrian escolheu o Alasca para desenvolver Sombras da Meia-Noite. O sétimo volume da Série Raça da Noite inicia-se de uma forma um pouco diferente dos livros anteriores. Primeiramente, a autora faz-nos criar empatia com uma personagem para logo depois nos dar a entender que aquele não é o seu protagonista mas sim um agente que desencadeia acontecimentos que nos agarram à leitura.

O casal deste volume é Alexandra e Kade. Ela é uma humana que tenta ultrapassar um evento traumático e ele é um ser da Raça que luta contra instintos animais. O primeiro encontro destas duas figuras deixa logo perceber a ligação que os une, mostrando mais uma vez que Lara Adrian sabe como construir relações entusiasmantes. É fácil desejar que entre eles tudo acabe bem e é bom ver que existem umas quantas dificuldades a serem ultrapassadas, mesmo apesar de estas não constituirem grande dificuldade.

No Alasca, conhecemos ainda novas comunidades, tanto humanas como da Raça. Apreciei bastante a que está ligada à família de Kade, nomeadamente pelas figuras, suas relações e passado. Existe uma história interessante e que intriga neste grupo de pessoas e que se mostra relevante em alguns momentos. As personagens secundárias foram bem exploradas, sendo que algumas delas acabam por revelar uma natureza diferente daquela que aparentavam inicialmente

O perigo desta obra é representado de uma forma misteriosa, uma vez que a autora faz duvidar sobre o autor dos crimes. Quem leu os volumes anteriores já conhece a grande ameaça a este mundo, mas existem novas circunstâncias provocadas por novas personagens que abrem novas hipóteses. A verdade, contudo, acaba por ser aquela que parece mais agradável ao público em geral em detrimento da que poderia provocar maior choque.

Mais do que uma história de amor, desta vez somos impelidos para a leitura pelo desvendar de um enigma. Isto faz com que este livro se torne um dos mais agradáveis e interessantes desta Série. Possui romance, intriga e uma ação rápida que não permite momentos parados e cansativos. Contudo, faz surgir algumas questões que, provavelmente, serão exploradas num próximo livro, deixando uma sensação aborrecida de que nem tudo foi explicado.

No final, fica a sensação de que passou um momento agradável na companhia deste livro. A mensagem que fica pode não ser forte, estando mais uma vez ligada à força de vontade para ser melhor e à necessidade de proclamar a verdade, mas a verdade é que esta é uma Saga que não pretende ser mais do que aquilo que é. Assim sendo, Sombras da Meia-Noite é um livro que conquista os fãs da Série Raça da Noite.

Outras opiniões a livros de Lara Adrian:
Ascensão à Meia-Noite (Série Raça da Noite #4) 

Cinzas da Meia-Noite (Série Raça da Noite #6)

Sem comentários: