segunda-feira, 17 de março de 2014

TAG: Breaking The Spine



Esta TAG foi-me indicada pela Tânia M. do blogue Rua de Papel.
O objectivo é responder a cinco perguntas sobre a lombada dos livros.

Ora aqui ficam a minhas respostas:

1. Vincas/dobras as lombadas ou preferes manter o livro como novo?
Vincar? Dobrar? Nem pensar! Trato os meus livros com carinho e gosto de os manter com um aspecto novo e impecável. Tenho sempre mais atenção aos livros muito volumosos, pois nesses é mais fácil deixar a lombada toda vincada. Alguns passaram pela leitura sem que nada acontecesse (Ufa!), outros ficaram marcados apesar de todos os cuidados (e quando assim é, choro por dentro).

2. Para quem não gosta de lombadas dobradas, já o fizeram acidentalmente?
Já. Isso acontece mais nos livros volumosos, mas já desenvolvi técnicas para o evitar (estou a começar um pouco maníaca, não estou?).

3. Se comprares um livro usado em que a lambada venha dobrada, como te sentes?
Não compro e procuro uma edição nova. Sou o tipo de pessoa que quando compra um livro numa livraria vê todos os exemplares disponíveis para eleger o que tem menos danos (ok...terceira resposta e começo a notar que talvez tenha um pouco problema...mas apenas talvez).

4.Concordas ou discordas que um livro com a lombada estragada é um livro amado?
Depois de uma longa paragem para pensar nesta questão, concluo que isso depende de muitos factores. Por exemplo, alguns dos livros que eu mais gostei de ler durante a minha adolescência são os mais danificados na lombada (cof Harry Potter e a Pedra Filosofal cof), isto porque eu queria tanto conversar sobre eles com outras pessoas que os emprestava aos meus amigos (cof obrigava-os a ler cog), o que fez com eles ficassem com as lombadas muito danificadas. Contudo, hoje em dia, os que mais gosto de ler são aqueles que trato com mais cuidado, por isso têm lombadas tão direitinhas que parece que nem foram abertos. Portanto, acho que não é pelo aspecto da lombada que vemos se o livro é ou não amado (pronto, acho que já pareci mais normal nesta resposta, não?).

5. Como as lombadas nos hardbacks são mais difíceis de estragar ou nota-se menos, preferes comprar hardbacks ou paperbacks?
Claro que eu iria preferir comprar hardbacks, mas isso não é assim tão fácil. Afinal, eu leio essencialmente em português e é muito raro aparecerem edições hardback de livros que me interessam, para além de que as poucas que existem acabam sempre por ser mais caras, o que é desencorajador. Portanto fico-me pelos paperbacks.

Cinco bloggers a quem passo a TAG:
Leitora de Fim-de-semana
Bookeater/Booklover
O Prazer das Coisas
Chaise Longue
Papéis e Letras

Vamos lá meninas! Quero ler as vossas respostas :)

2 comentários:

Tita disse...

Obrigada Cláudia pela TAG! Vou publicar as minhas respostas hoje (finalmente!) =)
Beijinhos

Cláudia disse...

De nada Tita. Já vi as respostas :) Beijinho*