quinta-feira, 17 de abril de 2014

Opinião: Corrida Perversa (Lizzy & Diesel #2)

Título original: Wicked Business (2011)
Autor: Janet Evanovich
Tradução: Dulce Afonso
ISBN: 9789898626332
Editora: TopSeller (2014)

Sinopse: 

A vida pacata de Lizzy Tucker está prestes a ser virada do avesso, quando Diesel, o seu espetacular e maravilhoso parceiro nas investigações do sobrenatural,  a desafia para salvar o mundo. Uma vez mais.Depois de terem encontrado a Pedra da Gula, a chef de pastelaria e o mais sexy caçador de recompensas do oculto de Boston continuam à procura das restantes seis pedras Saligia que, segundo as lendas, detêm o poder de cada um dos sete pecados mortais.
Quando Gilbert Reedy, professor da Universidade de Harvard, é misteriosamente assassinado e atirado da varanda do 4.º andar da sua casa, pistas ligam o homicídio a Wulf Grimoire, uma figura do lado negro com quem Lizzy e Diesel já se haviam cruzado. Wulf está determinado em reunir as sete pedras para, com o seu poder, dominar o mundo, e desconfia-se precisamente que Reedy foi morto às suas ordens por estar a investigar a Pedra da Luxúria.
Seguindo as pistas que constam de um críptico livro de sonetos do séc. XIX, Lizzy e Diesel partem à descoberta da Pedra, que se pensa estar investida do poder da luxúria, deixando atrás de si um rasto de sepulturas profanadas, distúrbios da ordem pública e o caos generalizado.

Opinião:

Corrida Perversa, o segundo livro da série Lizzy & Diesel de Janet Evanovich, mantém as características que tanto me agradaram em Gula Perversa, o primeiro volume: é uma leitura leve, fresca, de ritmo rápido, repleta de momentos de humor e com personagens que roçam a loucura.

É ao acompanhar Lizzy que voltamos a acompanhar esta trama. Continua a ser fácil gostar desta jovem pasteleira que tem um dom incomum. É muito divertido ver Lizzy a enfrentar os problemas do dia-a-dia e ainda a ajudar Diesel numa demanda que a levam a conhecer pessoas de personalidade duvidosa mas que acabam por fazer pensar que estas podem ser mais reais do que parecem. Neste volume, diverti-me a observar a forma como a protagonista lida com Diesel. Afinal, eles os dois estão sempre ao despique e, fico feliz por a autora não fazer esta relação cair em lugares comuns. Torna-a mais interessante.

Lizzy e Diesel continuam a sua busca pelas pedras que representam os sete pecados mortais. Neste volume, é a vez da pedra da luxuria. Ao início, estava um pouco reticente quanto à forma como a autora iria abordar este pecado, pois temia que caísse num lugar-comum. Contudo, fui surpreendida. A luxuria é vista num outro prisma apesar da vertente mais sensual estar referenciada.

Neste volume, gostei muito de conhecer melhor algumas das personagens secundárias, nomeadamente Glo, que cativa pela ingenuidade e pelas situações loucas em que se coloca, e até a louca Anarquia, por ser o agente de caos da narrativa. Os diálogos, porém, podem por vezes parecer demasiado simples e bruscos, mas isso poderá ser uma tentativa de a autora querer acentuar o lado cómico da trama.

A dualidade que existe na apresentação de Diesel e Wulf continua a ser muito marcante. Continua a haver a ideia de que o primeiro é como um anjo da guarda sensual e meio parvalhão enquanto o segundo parece um vampiro ambicioso e sedento de poder. Esta ideia é engraçada apesar de bastante básica. Contudo, confesso que no final fiquei com algumas dúvidas quanto à verdadeira natureza de Wulf, já que este teve algumas atitudes que, confesso, não foram totalmente do meu agrado e que pareceram pouco desafiadoras.

Corrida Perversa é um livro que é lido num instante. O ritmo é bastante rápido, há sempre algo a acontecer e o facto de a haver sempre algo divertido e incomum a acontecer ajuda a impulsionar a leitura. A trama, contudo, não guarda grandes segredos, já que é com alguma facilidade que se percebe o que vai acontecer. Os elementos fantásticos existem, mas neste volume pareceram-me menos evidentes.

Percebe-se que o intuito de Janet Evanovich não é passar uma mensagem ou apresentar uma obra que agrade aos críticos mais exigentes. Afinal, o livro não arrebata, não marca nem proporciona reflexões profundas. Trata-se de mais um volume de uma série que procura entreter e fazer o leitor soltar umas gargalhadas ao mesmo tempo que leva a pensar no que poderá acontecer a seguir. Recomendo a quem procura uma leitura com estas características e admito que tenho vontade de continuar a seguir esta série.

Outras opiniões a livros de Janet Evanovich:Perseguição Escaldante
Gula Perversa (Lizzy & Diesel #1)

Sem comentários: