segunda-feira, 2 de junho de 2014

Opinião: Na Cama com um Highlander

Título original: In Bed with a Highlander (2011)
Autor: Maya Banks
Tradutor: Ana Cunha Ribeiro
ISBN: 9789722525510
Editora: Bertrand Editora (2013)

Sinopse: 

Ewan, o mais velho dos irmãos McCabe, é um guerreiro decidido a destruir o seu inimigo. Agora que o momento é ideal para a guerra, os seus homens estão preparados e Ewan quer reaver aquilo que lhe pertence - até que uma tentação de olhos azuis e cabelo negro se atravessa no seu caminho. Mairin pode muito bem ser a salvação para o clã de Ewan, mas, para um homem que sonha com vingança, as questões do coração são um território desconhecido a conquistar.
Mairin é filha ilegítima do rei e é senhora de propriedades valiosas que a obrigaram a esconder-se e a desconfiar do amor. Os seus piores receios acabam por acontecer quando é salva do perigo mas depois obrigada a casar com o seu salvador, Ewan McCabe, um homem carismático que está habituado a mandar. Mas a atração que sente pelo seu novo marido fá-la desejar o seu toque; o seu corpo ganha vida com a mestria sensual dele. E à medida que a guerra se aproxima, as forças, o espírito e a paixão de Mairin obrigam Ewan a derrotar os seus próprios fantasmas e a entregar-se a um amor que significa mais do que a vingança e a terra

Opinião:

Quando comecei a ler este livro esperava deparar-me com um romance arrebatador e uma leitura que explorasse a rica cultura escocesa. Pois não encontrei nem uma coisa nem a outra e esta leitura acabou por não me agradar de tudo.

Para começar, é-nos dada a conhecer uma donzela em perigo. Mairin é uma jovem que esconde a sua linhagem e que acaba por fugir de um homem que apenas a deseja pelos títulos que com ela pode conquistar. Trata-se de uma protagonista que nem aquece nem arrefece. Se ao início poderia ter sentido simpatia devido às dificuldades que atravessa, com o desenrolar da trama acabei por a achar pouco coerente e dotada de uma personalidade superficial.

Estava bastante curiosa para conhecer Ewan McCabe, guerreiro Highlander, pois acreditei que seria uma figura que transmitisse bem as noções de um homem das Terras Altas daquele tempo. Contudo, Ewan também apresentou uma personalidade superficial e tanto podia ser escocês como podia ser o senhor de um qualquer feudo e em qualquer parte da Europa Medieval. Digo isto pois a autora apenas refere as alianças a que está ligado e as responsabilidades que tem para com quem mora nas suas terras. Não refere tradições ou aspectos marcantes da cultura, o que dá a ideia de não existiu qualquer pesquisa histórica que auxiliasse o processo criativo. Acredito que escolheu a temática dos Highlanders (se é que posso dar-lhe este nome) apenas para chamar a atenção de público feminino.

A história de amor entre Mairin e Ewan não arrebata ou faz suspirar. Eles ainda não se conheceram mas nós já sabemos que vai acontecer. Os supostos momentos mais sensuais não apimentam a leitura e acabam por parecer um devaneio. E não há qualquer surpressa da nossa parte quando eles se apercebem que têm que ultrapassar algumas dificuldades para ficarem juntos. O grande conflito acaba por ser ridículo e a resolução demasiado simples e conveniente. Assim sendo, não existem momentos de tensão ou dúvida.

Os acontecimentos sucedem com rapidez, mas o facto de se tratar de um livro tão pequeno faz ainda com que sejam pouco e desenvolvidos. Esta até podia ser uma daquelas leituras que se faz para relaxar, mas encontrei tantos aspectos de que não gostei que nem para isso deu.

Na Cama com um Highlander é uma leitura fraca e que não tem nada de novo. O primeiro livro de uma trilogia que eu não vou seguir.

Sem comentários: