quarta-feira, 16 de julho de 2014

Opinião: Obsessão (Este Homem #2)

Autor: Jodi Ellen Malpas
Título Original: Beneath This Man (2012)
Tradução: Carlos Pereira
ISBN: 9789896575250
Editora: Planeta (2014)

Sinopse:

Neste segundo livro da trilogia continua a história entre o aristocrata Jesse Ward e a jovem designer de interiores Ava O’Shea.
 Jesse Ward afogou-a com a intensidade e surpreendeu-a com a paixão, mas manteve-a à margem dos seus segredos obscuros e coração partido.
Deixá-lo era a única maneira que Ava O’Shea teria para se libertar do romance demasiado conturbado. Mas também devia ter desconfiado que era impossível fugir dele.
Agora Jesse voltou à sua vida, determinado a recordá-la dos prazeres sensuais que partilharam. Ava está também decidida a descobrir a verdade oculta na frieza deste homem. Isso significa envolver-se de outra forma com o Senhor do Solar. E é isso mesmo que ele quer dela...

Opinião:

Obsessão tem início cinco dias após os acontecimentos finais de O Amante. Numa primeira fase, Ava está numa situação de sofrimento e tenta descobrir o rumo que deve seguir. Ela ainda não consegue aceitar uma revelação, para além de que está em choque com o lado mais negro de Jesse. Ela percebe que ele é  um homem tóxico, mas não deixa de negar que a exploração do seu lado mais sexual a continua a atrair. Contudo, é inevitável que os destinos de ambos voltem a cruzar.

Para mim, este não é um livro sobre uma história de amor. Este é sim um livro que mostra uma jovem mulher com pouca sorte nos relacionamentos e que se torna completamente obcecada por um homem que mal conhece e que a controla através de sexo. Jesse não se revela perante Ava, ele tenta esconder-lhe tudo o que está relacionado com a sua vida pessoal. Como tal, não consigo acreditar que ele a ame, mas sim que ele, por alguma razão que ainda me escapa, é obcecado pela ideia de a ter.

"Ava, tens de te lembrar de quem detém o poder nesta relação". 

A relação entre Ava e Jesse é então um jogo de poder, onde ele é o homem alfa e ela a mulher submissa e carente de protecção. Contudo, tais conceitos são levados ao extremo. Jesse pretende controlar toda a vida de Ava, até os aspectos mais insignificantes. Isso não é romântico e carinhoso, é manipulador. Quando Ava contesta, ele grita, ameaça e domina-a através do corpo. Ava sabe que uma relação saudável não é assim e em momentos de clareza tenta encontrar um equilíbrio. Contudo, tal nunca corre bem. Assim sendo, Ava parece viver num clima de medo. Ela sente medo quando se encontra com alguém e tem medo de sair da rotina habitual, pois sabe que Jesse não vai gostar.

Para além disso, Jesse faz cenas de ciúmes embaraçosas e descabidas, mas exige total confiança de Ava. E com o decorrer da leitura, é possível perceber que Ava é totalmente devota a este amante. A autora coloca-a em certas situações demasiado convenientes que levam esta jovem a acreditar que Jesse pode ter razão. Incomodo-me o sentimento de culpa de Ava por ser quem é sem Jesse aprovar.

Como já deve ter sido possível constatar, continua a não ser fã de Jesse. E desta vez, a autora deu-me ainda mais razões para tal. Para além do controlo em excesso que exerce sobre Ava, existem certos pormenores que tornam ainda mais evidente de que Jesse não a respeita. Assim que alguns detalhes sobre o passado dele são descobertos, percebe-se que não existe nada que justifique as suas atitudes. É tudo puro egoísmo e faz-me acreditar de que este homem é desequilibrado. Por isso mesmo, desejei ao longo de toda a leitura que Ava assumisse uma posição forte e de confiança e colocasse Jesse no seu lugar e fiquei satisfeita por perceber que, aos poucos e poucos, ela está a ser capaz de o fazer. Mas aind anão é o suficiente.

A relação entre Jesse e Ava não me conquista, mas apreciei a ideia de confronto com o passado, apesar de não a achar bem concretizada. Já o ambiente desta leitura é o que mais me cativa. Adoro o ritmo frenético de Londres e ainda mais os mistérios e sensualidade do The Manor. Fiquei muito satisfeita por ver este espaço mais presente nesta leitura, assim como alguns dos seus segredos expostos.

Em termos de ritmo de leitura, não senti que tivesse sido linear. As situações com maior ritmo são aquelas que estão relacionadas com revelações ou com um evento em particular. Contudo, existe a sensação de que esta é uma leitura com muitas repetições. Os diálogos parecem bastante semelhantes, por explorarem sempre as mesmas ideias. Também existem demasiadas situações de sexo, que ocupam diversas páginas, são bastante semelhantes e fazem perder o interesse.

Jodi Ellen Malpas explora um relacionamento com base em conceitos que pouco me atraem. Não sei qual o objectivo final da autora, pois costuma-me acreditar que seja a redenção de Jesse, já que em muitas situações que me incomodaram foi-lhe dada razão. Gostaria que no volume final Ava se tornasse independente e que fizesse valer a sua voz, sendo um bom exemplo de como é possível contornar uma relação controladora. Para descobrir como todo terminará, resta esperar pela publicação do último volume da trilogia Este Homem.

Outras opiniões a livros de Jodi Ellen Malpas:
O Amante (Este Homem #1)

Sem comentários: