quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Opinião: Até Que Sejas Minha

Título Original: Until You're Mine (2013)
Autor: Samantha Hayes
Tradução: Duarte Sousa Tavares
ISBN: 9789898626479
Editora: TopSeller (2014)

Sinopse:

Claudia parece ter a vida perfeita. Está grávida, vai ter um bebé muito desejado, tem um marido que a ama, embora ausente, e uma casa maravilhosa.
Depois, Zoe entra na vida dela. Zoe foi contratada para a ajudar quando o bebé nascer, e parece a pessoa certa para o cargo. Mas há qualquer coisa nela de que Claudia não gosta e que a faz desconfiar.
Quando encontra Zoe no seu próprio quarto, a remexer nos seus bens pessoais, a ansiedade de Claudia torna-se um medo bem real...

Opinião:

Desde que o livro Até Que Sejas Minha, de Samantha Hayes, saiu para as livrarias que assisti a uma certa euforia à volta dele. A sinopse já me tinha deixado curiosa, mas ouvir críticas tão positivas na blogosfera e redes sociais fizeram-me sentir uma vontade crescente de o ler. Por isso, assim que tive oportunidade, iniciei esta leitura.

Uma coisa posso já dizer-vos: li este livro num instante! As personagens e o mistério que envolve a trama apelam à leitura. Conforme ia avançado ia sentido cada vez mais dificuldade em largar o livro. Queria entender as personagens, que nos apresentam uma imagem mas parecem esconder quem realmente são, e saber o desfecho de crimes que foram surgindo, pois fizeram-me imaginar cenários de grande horror e acabaram por mexer um pouco comigo.

Claudia e Zoe são as duas figuras que, inicialmente, mais prendem. E tantas emoções elas nos despertam! Não me quero alongar muito sobre elas, pois acredito que o mais interessante foi descobri-las ao longo da leitura. Posso, contudo, dizer-vos que são duas figuras que cativam por motivos diferentes e que acabam por surpreender. Mais tarde conhecemos Lorraine e é impossível não gostar desta investigadora que tenta desvendar crimes ao mesmo tempo que passa sérias dificuldades na vida privada. Gostei do facto de a autora mostrar como esta investigadora concilia uma carreia exigente com uma família problemática, expondo as inseguranças desta personagem, desejos, esperanças e ainda as suas falhas. Isto leva-nos a pensar que podemos estar a errar quando achamos que estamos a dar o nosso melhor.

O encadeamento dos acontecimentos está bem conseguido. Ao início tudo o que nos é apresentado parece distante, mas com o tempo percebemos que afinal todos esses elementos estão ligados. O facto de acompanharmos diferentes visões sobre a história fazem-nos ter um conhecimento mais amplo. Por um lado acompanhamos uma vida familiar, por outro uma investigação. Desta forma, é inevitável desenvolver teorias próprias. O final acaba por ser impressionante, apesar de eu admitir que a conclusão era uma das minhas hipóteses. Porque impressiona? Porque choca.

Apesar de ter apreciado bastante esta história, fiquei um pouco de pé atrás quanto ao tipo de escrita da autora. Algumas frases e parágrafos não foram imediatamente entendidos, o que me levou a ter de voltar atrás para os reler. Sei que estas dúvidas que me surgiam estavam ligadas ao facto de a autora estar a tecer uma história com diversos sentidos, mas tal não deveria ter afectado a escrita. Também o facto de os pontos de vista de Claudia e Zoe estarem escritos na primeira pessoa e o de Lorraine na terceira, fizeram-me sentir um ligeiro incómodo no momento de passar de um para outro.

Acredito que este é um policial que poderá tocar mais ao leitor do sexo feminino. Não é que a história não se adequa a ambos os géneros, mas a incapacidade de engravidar, o desejo e a realização de ser mãe, o choque e/ou conforto de ter uma vida a crescer dentro do útero, a tristeza e/ou inveja de ver outras mulheres a alcançarem o que não se consegue, o medo de não ser capaz de ser mãe, ..., são temas que irão atingir as mulheres de uma outra forma. Mas homens interessados nesta obra, não deixem de a ler por isso!

Até Que Sejas Minha é um policial que gostei muito de ler. Possui uma história interessante, bem construída em termos de enredo e que toca em pontos bastante sensíveis do universo feminino. É uma leitura que possui algumas falhas, mas estas não retiram o mérito à autora que nos apresenta uma história que agarra rapidamente. Se gostam de policiais intensos e que mexem com a nossa mente, então recomendo esta leitura.

Sem comentários: