terça-feira, 19 de agosto de 2014

Opinião: Na Sombra da Vida (Série Irmandade da Adaga Negra #10)

Autor: J. R. Ward
Título Original: Lover Reborn (2012)
Tradução: Luís Santos
ISBN: 9789724622163
Editora: Casa das Letras (2014)

Sinopse:

Desde a morte da shellan que Tohrment é uma sombra do líder vampiro de outrora. Fisicamente debilitado e profundamente destroçado, foi levado de volta à Irmandade por um anjo caído egocêntrico. De regresso à guerra com um desejo de vingança implacável, não está preparado para enfrentar um novo tipo de tragédia. Quando Tohr começa a ver a sua amada em sonhos - presa num mundo frio e isolado, longe da paz e da tranquilidade do Vápido - aceita a ajuda do anjo, na esperança de salvar quem perdeu. No entanto, como Lassiter lhe diz que tem de aprender a amar outra vez para libertar a sua antiga companheira, Tohr apercebe-se de que estão todos condenados... É nessa altura que uma fêmea com uma história obscura começa a aproximar- -se dele. No cenário da guerra com os minguantes e com um novo clã de vampiros a almejar o trono do Rei Cego, Tohr debate-se entre o passado enterrado e um futuro escaldante e cheio de paixão... mas será capaz de libertar o coração, e a todos eles?

Opinião:

Tohrment foi uma personagem presente ao longo de toda a saga. Ao início foi possível observar o amor que sentia pela mulher e depois foi com choque que se assistiu à dor deste homem. Ao longo de todos os livros senti empatia por esta personagem e por isso estava muito curiosa quanto ao destino que J. R, Ward lhe iria dar. Não podia acreditar que Tohr iria ficar eternamente assim! Felizmente essa também não era a vontade da autora.

Gostei do desenvolvimento da relação de Tohr e Autumm, ou N'One. Se nos outros volumes tudo acontecia de forma intensa, arrebatadora e imediata, entre este casal tudo é diferente. Em primeiro lugar, percebe-se que eles são duas pessoas mais maduras e que já passaram por muito sofrimento. Depois, porque eles não querem um relacionamento apesar do que começam a sentir um pelo outro. Cada um terá que ultrapassar alguns bloqueios que colocou no próprio coração e, aos poucos e poucos, assiste-se ao desenvolver de uma amor forte e com capacidade para durar.

No meio deste jogo de sentimentos, é dado um grande destaque a uma personagem que adorei e sobre quem quero saber mais. Falo de Lassiter, um anjo muito pouco angelical e imprevisível. Gostei da personalidade extrovertida, brincalhona e impertinente desta personagem e gostei de ir percebendo que ele esconde algo de muito negro. Ele é alguém exterior ao casal mas acaba por ser mais importante do que inicialmente seria esperado.

Neste livro é evidenciado um novo inimigo. No volume anterior já tinha surgido a ideia de que um grupo de vampiros provenientes da Europa e cheios de vontade de tomar o poder sobre a sua raça. Esta inovação foi uma lufada de ar fresco, afinal os Minguantes já tinham deixado de me convencer. Porém, fiquei também com a ideia de que muitos dos elementos deste grupo vão acabar por encontrar redenção. Digo isto porque apesar de serem apresentados como malvados, percebe-se que podem muito bem ser cordeirinhos escondidos em pele de lobo.

O que menos gostei deste livro foi o grande foco que foi dado à relação de John Matthew e Xhex. Afinal, este foi casal já teve o seu próprio livro, o oitava da saga, tem sido muito explorado noutros volumes e não é, de todo a minha dupla preferida. Percebo que ambos têm forte ligação a Tohr e Autumn a intenção da autora mostrar que não se encontra o final feliz no momento em que começa um relacionamento e que este deve ser sempre fortalecido. Contudo, os problemas pareceram-me forçados e penso que foi dado demasiado espaço a estas duas personagens. Por isso  momentos em que me perguntava qual era afinal o casal principal.

Existem alguns aspectos na escrita da autora que continuam a ser do meu agrado, nomeadamente no que toca à utilização de certas expressões nos diálogos. Mas tirando esse aspecto negativo, a verdade é que J. R. Ward consegue cativar para a leitura graças à trama rápida e aos muitos acontecimentos. Assim, a autora consegue fazer com que um livro com mais de 700 páginas seja lido num instante.

Na Sombra da Vida não é o meu livro preferido da série, mas marca a diferença, especialmente por surgir após alguns que não me conquistaram tanto. O desfecho poderá ter parecido demasiado rápido, mas acaba também por ser coerente. Percebe-se ainda que J. R. Ward deixou algumas pontas soltas de propósito e assim deixar a curiosidade do leitor quanto ao próximo volume, que terá Quinn e Blay como figuras centrais.

Outras opiniões a livros de J. R. Ward:
Na Sombra da Vingança (Série Irmandade da Adaga Negra #7) 
Na Sombra do Destino (Série Irmandade da Adaga Negra #8)
Na Sombra do Perigo (Série Irmandade da Adaga Negra #9) 
Cobiça (Saga Anjos Caídos #1)
Desejo (Saga Anjos Caídos #2)
Êxtase (Saga Anjos Caídos #4)


Sem comentários: