segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Opinião: Envolvidos

Autor: Emma Chase
Título Original: Tangled (2013)
Tradução: Ângelo Santana
ISBN: 9789898626530
Editora: TopSeller (2014)

Sinopse:

Drew Evans trabalha diariamente em negócios de milhões e seduz todas as mulheres de Nova Iorque com um único sorriso. Se a vida lhe corre tão bem, então porque é que está fechado em casa há sete dias, a sentir-se miserável e deprimido? Ele vai dizer a toda a gente que está com gripe, mas a verdade não é bem essa.
Quando Katherine Brooks é contratada para trabalhar com Drew no banco de investimento do pai, a sua vida de playboy, habituado a ter tudo o que quer, dá uma volta de 180º. A competição profissional a que ela o sujeita irrita-o, a atração que sente por ela é perturbadora e a sua aparente inabilidade para conquistá-la é exasperante. Seja como for, Drew tem uma única regra inquebrável na sua vida: não se envolver com colegas de trabalho.
Mas será que Drew vai ser capaz de resistir a Kate? E como é que uma única mulher pode transformar o mais sedutor e bem-sucedido dos Don Juans num pobre homem desesperado?

Opinião:

Na capa de Envolvidos, existe uma mensagem que garante que este livro é sexy, romântico e hilariante. E sabem que mais? Realmente é! Quando comecei a ler esta obra de Emma Chase, publicada pela TopSeller, estava um pouco de pé atrás. Afinal, o que não falta no mercado são romances que nos prometem agarrar e seduzir, mas que acabam por parecer demasiado parecidos uns aos outros. Envolvidos é diferente.

Para começar, a história é narrada na primeira pessoa por um homem. Sim, ele continua a ser o homem poderoso, mulherengo, bonito e que se apaixona por uma mulher que tem uma posição social abaixo da dele, mas é tão divertido observar a tudo sob o seu ponto de vista. Afinal, Drew Evans apresenta-se tal como é, sem filtros. Num momento está a explicar-nos o que faz dele um grande garanhão, noutro revela ser completamente devoto à sua profissão e noutro ainda mostra-nos como foi possível ficar completamente rendido a uma mulher.

A personalidade de Drew é hilariante. Ao início, a autora tentar chocar-nos com algumas atitudes e revelações deste homem. Contudo, a forma como ele se explica acaba sempre por ser engraçada. Isso também faz com que a mudança que se opera ao longo das páginas se revele mais drástica e, assim, dê maior sentido ao sentimento que cresce neste protagonista. Gostei bastante dele por ter sido exposto com sinceridade e sentido de humor.

Kate é a mulher responsável pelas mudanças que acontecem a Drew. O que mais gostei dela foi o facto de não ser a típica personagem feminina que fica completamente rendida aos encantos de um homem. Ela pode ter momentos de dúvidas, mas quando sabe o que quer luta por isso. Por esse motivo é delicioso vê-la a confrontar Drew e dar-lhe luta. Ela é uma mulher de opiniões fortes e muito difícil de persuadir.

A relação que surge entre Drew e Kate era de prever. Contudo, confesso que adoro quando duas personagens vivem momentos de amor-ódio. Isto gera sempre confrontações interessantes e tal foi o caso em Envolvidos. Contudo, fiquei também com a sensação de que tudo poderia ter sido melhor explorado, já que a evolução dos sentimentos pareceu acontecer demasiado depressa. E apesar de tudos os obstáculos é fácil de adivinhar o final da história, não havendo por isso grande mistério ou expectativa.

O tom utilizado ao longo de todo o livro é simples e directo. Chega mesmo a parecer que Drew nos está a falar directamente, uma vez que faz imensas interpelações e sugere estar a relatar a sua experiência como se fossemos os seus mais recentes amigos. Senti mesmo que em certos momentos lhe estava a ler os pensamentos, já que estes tanto se dividiam entre o que estava a acontecer e as divagações desta personagem

Envolvidos é um romance fresco, leve, divertido, sensual e que se lê num ápice. A história agarra-nos graças às suas personagens, confrontos e sobretudo devido ao sentido de humor. Não é uma trama inesperada, já que desde o início conseguimos adivinhar o final. Também não é uma história perfeita e sem erros. É sim um livro com muitos momentos hilariantes e que nos dá uma outra visão dos romances. Diverti-me muito ao ler esta história de amor contada sobre um ponto de vista masculino.

Sem comentários: