quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Opinião: Maze Runner - A Cura Mortal (Maze Runner #3)

Título Original: The Death Cure (2011)
Autor: James Dashner
Tradução: Marta Mendonça
ISBN: 9789722353670
Editora: Editorial Presença (2014)

Sinopse:

Thomas atravessou o Labirinto; sobreviveu à Terra Queimada. A CRUEL roubou-lhe a vida, as memórias, e até mesmo os amigos. Mas agora as Experiências acabaram, e a CRUEL planeia devolver as memórias aos sobreviventes e completar assim a cura para o Fulgor. Só que Thomas recuperou ao longo do tempo muito mais memórias do que os membros da CRUEL julgam, o suficiente para saber que não pode confiar numa única palavra do que dizem. Conseguirá ele sobreviver à cura?

Opinião:


Começar a ler Maze Runner – A Cura Mortal, foi uma sentir emoções contraditórias. Por um lado, queria muito pegar neste livro, descobrir os últimos segredos da CRUEL e ainda saber como tudo iria terminar, mas por outro, não me queria despedir deste mundo. É sempre assim quando estou prestes a ler o derradeiro volume de uma colecção que me cativou. A leitura já foi feita, assim como as despedidas. 

O livro inicia-se no momento em que o anterior terminou, contudo Thomas revela-se diferente. Todas as provações por que passou nos dois livros anteriores fizeram com que ele mudasse. Tornou-se mais desconfiado e teimoso, o que é compreensível, mas também começou a tomar atitudes que nem sempre foram bem compreendidas. Nem sempre percebi as suas decisões e muitas vezes achei que estas foram uma forma de o autor prolongar a narrativa. Para além disso, uma grande questão que todos queremos ver respondida acabou por não ser revelado por recusa de Thomas em aceitar a resposta. Isso foi muito frustrante e fez com que a minha simpatia por Thomas diminuísse. 


As minhas personagens preferidas voltaram a ser Minho e Newt. Eles continuam a parecer-me os mais reais e humanos. Para além de serem os fiéis companheiros de Thomas, vê-se que foram afectados de uma forma diferente por todos os perigos atravessados. Sente-se a revolta no discurso de ambos, mas também é possível verificar que a amizade que nutrem um pelo outro está mais forte. Percebe-se perfeitamente que eles deixaram de ser miúdos e um certo acontecimento quanto a um deles foi, para mim, um dos momentos mais marcantes desta leitura. Quanto a Teresa, senti que o seu papel acabou por ser rebaixado para dar lugar a uma outra personagem que não me conseguiu convencer. Quero também enaltecer o regresso de uma figura que acabou por se redimir.


Esta é uma leitura de ritmo constante e muita acção. Existem diversas reviravoltas, o que é bom para manter o interesse mas que, em algumas situações, deram-me a sensação de que o autor estava apenas a tentar adiar o final. Isto aconteceu muito devido a decisões de Thomas que pareceram incoerentes tendo em conta tudo aquilo por que ele ansiava nos livros anteriores. Mas apesar de tudo, existe sempre algo de emocionante a acontecer, o que me deixou agarrada ao livro. Para além dos muitos perigos, é inevitável não sentir os sentimentos e emoções das personagens enquanto os enfrentam, o que é cativante e torna tudo mais intenso.

Só quando terminei o livro, percebi que os motivos de todas as provações enfrentadas por Thomas e companheiros não têm uma explicação final. Esta é dada de forma subtil ao longo da leitura e só no final nós somos capazes de juntar todas as peças e tomarmos as nossas próprias conclusões. A minha ideia geral sobre este mundo acabou por se revelar ainda mais negra do que o que estava à espera. É mesmo um aviso acerca dos abusos atuais e das consequências que podem trazer para o futuro. Contudo, queria ter visto o passado exposto e tal não aconteceu.
 
Para mim, o grande ponto forte deste livro foram as derradeiras páginas. Apesar de muitas perguntas terem ficado por responder, adorei a forma como esta trilogia terminou. Confesso que não estava à espera daquilo e fiquei agradada por ver que o mundo negro criado por James Dashner não foge desta essência. Foi interessante como transmitiu esperança e ao mesmo tempo caos. A trilogia "Maze Runner" mostra que para atingir um bem maior é necessário que existam sacrifícios. Para além disso, apresenta temas como a exploração do outro em benefício próprio, o desespero humano, o altruísmo, a amizade e a coragem.


Maze Runner - A Cura Mortal, foi uma leitura que não responde a todas as questões mas que apresenta um final coerente. A trama é emocionante, as personagens secundárias comovem e os avisos levam a pensar sobre que futuro estamos a preparar. Um livro que mantém o espírito dos livros anteriores e termina de uma forma inesperada.

Para mais informações sobre o livro Maze Runner - A Cura Mortal, clique aqui.

Outras opiniões a livros de James Dashner:
Maze Runner - Correr ou Morrer (Maze Runner #1)
Maze Runner - Provas de Fogo (Maze Runner #2)

Sem comentários: