domingo, 19 de abril de 2015

Opinião: Dias de Sangue e Glória (Trilogia Entre Mundos)

Título original: Days of Blood and Starlight (2012)
Autor: Laini Taylor
Tradução: Elsa T. S. Vieira
ISBN: 9789720047373
Editora: Porto Editora (2015)

Sinopse:

Karou, antiga estudante de Arte, quimera revenante e aprendiz de ressurrecionista, tem finalmente as respostas que sempre procurou.
Sabe quem é − e o que é. Porém, com este conhecimento vem outra verdade que ela daria tudo para desfazer: amou o inimigo e foi traída, e um mundo inteiro sofreu por isso.
Agora, sacerdotisa de um castelo de areia numa terra de poeira e estrelas, profundamente só, Karou tenta recriar o universo do seu passado, contribuindo, com a sua dor e a sua mágoa, para a volta gloriosa das quimeras.
Porém, sem Akiva, e sem o seu sonho de amor partilhado, o caminho da esperança afigura-se impossível de trilhar.
Repleto de desgosto e beleza, segredos e escolhas impossíveis, Dias de Sangue e Glória encontra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra tão antiga como o tempo.

Opinião:

Quando terminei a leitura de A Quimera de Praga, desejei que o segundo volume desta trilogia não demorasse muito a chegar. Felizmente a Porto Editora parece ter ouvido as minhas preces e Dias de Sangue e Glória chegou mais rápido do que eu imaginei. Claro que assim que tive oportunidade peguei neste livro. E que bom foi voltar a esta trama entre mundos, onde quimeras e anjos não param de me surpreender.

A leitura deste livro começa cerca de um mês depois dos acontecimentos de A Quimera de Praga. Percebe-se que muito aconteceu entretanto, mas só com o decorrer da leitura é que percebemos o que foi e como isso alterou as motivações de algumas personagens, nomeadamente a protagonista. Não é fácil aceitar algumas das decisões de Karou e apesar de gostar muito desta personagem, a verdade é que por vezes ela seguiu rumos com os quais não concordei. Mas curiosamente, isso cria tensão e torna a leitura mais intensa.

Não quero condicionar a vossa experiência de leitura com revelações, por isso não vou escrever sobre as outras personagens em específico. Posso apenas adiantar que fiquei sempre na dúvida quanto ao desaparecimento de algumas, que fiquei intrigada quanto a algumas mudanças drásticas de atitudes, que não simpatizei nada com certas personagens, que adorei a forma como outras encontraram a compaixão, que fiquei emocionada com o aparecimento de outras, que me diverti com a ingenuidade de alguns e que me revoltei contra a maldade pura de certas figuras. No fim, percebe-se que Laini Taylor tem a capacidade de criar personagens fortes, profundas, intrigantes e que parecem reais. Quem me dera conhecer tantas destas figuras e nunca me vir a deparar com outras.

O desenrolar da acção pode parecer lento ao início, mas depois fica gradualmente rápido. Desta vez,é possível ficar a conhecer melhor quimeras e anjos, sendo que foi entre este último grupo que encontrei mais novidades. Para além de surgirem mais personagens dentro deste grupo, também é possível perceber a motivação final do líder de todos e ainda perceber que nem todos os anjos são o que aparentam. Além disso, adorei as referências a um outro grupo de anjos distantes, que espero vir a conhecer melhor no próximo livro.

E se em A Quimera de Praga, a certo ponto houve a sensação de que tudo iria voltar-se para o romance, Dias de Sangue e Glória mostra que a relação de Karou e Akiva é importante, mas que existe muito mais a explorar. E ainda bem que assim é. As batalhas entre os anjos e quimeras e mesmo os conflitos dentro de cada grupo prenderam-me a atenção. O romance é apenas mais uma componente de uma trama que tem muito mais por explorar.

Adoro a escrita de Laini Taylor. A autora consegue deixar em suspense durante toda a leitura. Adoro a forma como ela consegue guardar segredos e apenas desvendá-los em momentos certos. É impressionante como, por vezes, fui levada a pensar que algo iria acontecer para a autora, de repente, mudar de direcção e apontar um outro sentido. Se a história já é emocionante, este método torna tudo muito mais intenso e surpreendente.

O final é algo muito ansiado mas ao mesmo tempo contrário ao que era desejado. Confuso? Pode ser, mas também é verdade. Claro que fica muito para resolver e, como seria de esperar, claro que eu quero que o último volume desta trilogia chegue depressa. Laini Taylor conquistou-me e eu mal posso esperar para saber como vai encerrar esta história. Recomendo!

Outras opiniões a livros de Laini Taylor:
A Quimera de Praga (Trilogia Entre Mundos #1)

Sem comentários: