segunda-feira, 15 de junho de 2015

Opinião: O Grande Bazar e Outras Histórias

Título Original: The Great Bazar and Other Stories (2010, 2012, 2014)
Autor: Peter V. Brett
Tradutor: Renato Correia
ISBN: 9789892331362
Editora: Asa/1001 Mundos (2015)

Sinopse:

Este livro reúne várias novelas do «Ciclo dos Demónios» que podem ser lidas como histórias independentes, mesmo por quem não conhece a obra de Peter V. Brett. Cada uma é a sua própria entrada para um mundo terrível em que os demónios deambulam pela noite, à caça de seres humanos. No entanto, para aqueles já familiarizados com o mundo do «Ciclo dos Demónios», estas novelas serão um mimo especial, pois acrescentam profundidade e textura ao universo da série. As duas primeiras, "O Ouro de Brayan" e "O Grande Bazar", têm lugar a meio dos acontecimentos de "O Homem Pintado", contando histórias sobre as aventuras de Mensageiro de Arlen Bales, antes de ele se tornar o Homem Pintado. "O Ouro de Brayan" fala da primeira viagem a solo de Arlen como Mensageiro, uma viagem perigosa em que ele leva explosivos para uma remota cidade mineira de montanha. "O Grande Bazar" foi escrito para preencher a lacuna entre "O Homem Pintado" e "A Lança do Deserto", dando uma nova perspetiva sobre a forma como Arlen encontrou a mítica Lança de Kaji. A terceira novela, "O Legado de Mensageiro", abrange uma década, apresentando algumas personagens conhecidas e introduzindo uma nova que irá desempenhar um papel central no livro 4 do «Ciclo dos Demónios»: "O Trono dos Crânios".

Opinião:

Sou fã do "Ciclo a Noite dos Demónios" e anseio a publicação em Portugal do quarto volume desta saga de Peter V. Brett. Mas tendo em conta que ainda falta para esse livro chegar, fico muito feliz por conseguir voltar a acompanhar Arlen e outras personagens deste mundo através de O Grande Bazar e outras Histórias. Este é um volume que reúne três novelas, duas cenas eliminadas, um dicionário de krasiano e um Compêndio de Guardas.

"O Ouro de Brayan" é a primeira novela. Nela acompanhamos Arlen quando este se iniciava na sua carreira de Mensageiro. Os valores morais do herói são postos à prova e comprovamos, ao mesmo tempo que este conhece novos locais e enfrenta outros perigos. É uma narrativa que reforça o valor de Arlen e que justifica a sua evolução e a razão de tantos homens poderosos o respeitarem.

A segunda novela é "O Grande Bazar" e relata acontecimentos que se passaram entre O Homem Pintado e A Lança do Deserto. É uma narrativa apelativa, pois volta a explorar os costumes da Krasia e é muito centrado numa figura que sempre me intrigou: Abban, o khaffit inteligente e trapaceiro. Ao mesmo tempo que apresenta uma curta mas perigosa aventura, incide ainda na ambição de Arlen de conhecer mais e de encontrar novas formas de enfrentar os nuclitas. Liga bem com os livros.

Fiquei completamente presa à terceira novela, "O Legado do Mensageiro". É uma trama bastante completa e dividida por capítulos. Nela, ficamos a conhecer uma personagem muito intrigante e que promete desempenhar um papel muito importante no próximo volume da saga. Trata-se de Briar, um rapaz sobre quem não quero escrever muito para não vos estragar a surpresa de o conhecer. Mas posso desde já revelar que quero muito voltar a encontrá-lo e ver o que ele ainda pode fazer. Nesta novela encontramos ainda figuras já conhecidas, com destaque para Ragen e Elissa, que formam um casal sólido e adorável.

Relativamente às cenas eliminadas, foi bom ficar a conhecer as palavras que deram origem a esta saga e percebe-se a razão para esta não surgir nos livros. Já a segunda disse-me muito mais, pois relata um acontecimento da vida de Leesha, uma das minhas personagens preferidas. Nestas páginas, o autor enaltece os valores morais desta curandeira. Já o dicionário krasiano e o Compêndio de Guardas  não me chamaram tanto a atenção, mas podem ser um bom guia de apoio durante a leitura do próximo volume.

O Grande Bazar e Outras Histórias permite regressar, nem que seja de forma breve, a um mundo que me cativou. Foi bom conhecer outras vertentes desta saga e conhecer o que mais se passa na cabeça do autor relativamente à sua obra. Houve páginas que me chamaram mais à atenção do que outras, como é natural, mas no final do livro senti que fiquei a conhecer melhor certas figuras e as suas motivações. Penso que é um livro que os fãs de Pter V. Brett não vão querer perder.

1 comentário:

Maurilei Teodoro disse...

Aqui no Brasil por enquanto foi lançado apenas o primeiro volume da série. Espero que também publiquem por aqui os livros de contos deste universo tão interessante.

bomlivro1811.blogspot.com.br