quarta-feira, 17 de junho de 2015

Opinião: Younger - Mais uma Oportunidade

Título original: Younger (2005)
Autor: Pamela Redmond Satran
Tradução: Ester Cartagano
ISBN: 9789898775252
Editora: Suma de Letras (2015)

Sinopse:

Agora que o marido desapareceu e a filha cresceu, Alice precisa desesperadamente de uma nova vida. Graças a alguma tinta para o cabelo e a uns jeans justos, conquista um homem mais jovem e o trabalho que tinha antes de se converter numa mãe a tempo inteiro. Pela primeira vez, Alice, ao lado do jovem Josh e com o trabalho na editora, sente-se verdadeira e que a vida lhe está a oferecer muitas possibilidades.

Opinião:

Com Younger - Mais uma Oportunidade, Pamela Redmond Satran proporciona-nos uma leitura leve, rápida, divertida e que nos faz penxsar sobre os conceitos preconcebidos da sociedade, nomeadamente quanto ao papel da mulher. Somos levamos a reflectir sobre a forma como as mulheres, muitas vezes, se moldam ao que lhes é esperado e, desta forma, reprimem quem realmente são e os seus desejos.

A reflexão é feita tendo como base Alice, uma mulher de 44 anos, recém-divorciada, desempregada e com uma filha maior de idade. Alice viu a sua vida mudar por completo e agora procura um novo rumo. A idade que tem leva-a a ter medo de arriscar e a não acreditar em novas oportunidades. É fácil simpatizar com esta personagem, mas também é verdade que a sua personalidade  e desenvolvimento acabam por serem previsíveis e marcarem pouco.

Ao conhecer a sua história, percebemos que o passado de Alice é semelhante à vida de muitas mulheres contemporâneas. Desta forma, penso que a autora tenta mostrar que as mulheres continuam a escolher uma vida completamente dedicada à família. A autora mostra que tal opção não deve ser criticada, mas que é preciso ter cuidado com alguns aspectos, tais como deixar de lutar pelos sonhos e esquecer a própria individualidade em benefício daqueles que mais amam. Isso só é evidente quando algo corre mal, pois estas mulheres acabam por sentirem perdidas.

Penso que a autora tenta passar a mensagem de que esta abnegação tem de ser controlada, pois falhado o amor-próprio, acaba também por  faltar o amor e respeito dos outros. Nesta trama, prova disso é o abandono de Alice pelo marido e ainda a relação que esta tem com a filha. É curioso ver que as alterações da protagonista afectam a ligação que tem com os outros.

Gostei mais da personagem Maggie do que da protagonista, muito devido à sua vivacidade, alegria e convicções da mesma. Apesar de estar a ultrapassar os seus próprios obstáculos, Maggie incita a mudança e também ela prova de que nunca é tarde para mudar e para lutar por algo novo. É um bom exemplo e, felizmente, influencia Alice.

O livro é lido com rapidez. Possui momentos de maior interesse do que outros e aborda temas como o autoconhecimento, romance, amizade, família e trabalhos. Uma leitura que passa uma mensagem bastante actual.

Sem comentários: