quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Opinião: A Cascata do Amor (Série da Lágrima #2)

Título original: Waterfall (2014)
Autor: Lauren Kate
Tradução: Maria Filomena Duarte
ISBN: 9789896576127
Editora: Planeta (2015)

Sinopse:

Com apenas uma lágrima, Eureka inundou o mundo e iniciou a ascensão de Atlântida. Se verter mais duas, nada parará o maléfico rei Atlas.
Herdeira da Linhagem da Lágrima, é a única pessoa capaz de o deter, mas para o conseguir terá de atravessar o oceano para descobrir Solon, um Semeador em fuga, que sabe como enfrentar o rei.
Mas a revelação do amor entre Ander e Eureka faz com que Solon envelheça rapidamente e se senta incapaz de vencer Atlas.
Se continuarem juntos, Solon morrerá em breve. Eureka precisa de se reconciliar consigo mesma e com o que o seu sofrimento causou ao mundo.
Um segredo sobre a Linhagem da Lágrima mudará tudo, passado, presente e futuro. Eureka tem uma visão de uma lagoa encantada que revela um segredo esmagador. Com esse conhecimento, será capaz de conseguir a chave para derrotar Atlas. Mas o seu coração partido poderá deitar tudo a perder.
Em A Cascata do Amor, Eureka tem a oportunidade de salvar o mundo. Mas terá de desistir de tudo, até mesmo do amor.


Opinião:

A Cascata do Amor retoma os acontecimentos finais de Lágrima. Assim, é possível verificar como todo o drama das últimas páginas do primeiro volume desta série de Lauren Kate afetou não só Eureka, mas como também outras personagens. Desta forma, a autora pretende mostrar que as batalhas têm sempre baixas, o que faz com que o lado que é considerado vencedor também sofra.

À semelhança do que me aconteceu no primeiro livro, não consegui sentir empatia pela heroína desta trama. É verdade que Eureka já não é uma adolescente egocêntrica, mas mantém uma atitude que transparece negatividade. Ela não é uma boa líder par ao grupo que a segue pois não vê nessas pessoas as potencialidades que a podem ajudar. Eureka chama a si todas as responsabilidades e faz-se passar por uma mártir dramática.

Gostei das novidades que surgiram quanto aos gémeos, mas a verdade é que tal acabou por não ser bem explicado e surgiu um pouco fora do contexto. Mas a personagem que mais me cativou nesta trama acabou por ser uma figura nova, que apesar de todas as dificuldades que já teve de ultrapassar e que apesar de continuar a sofrer com a perda, consegue transmitir carisma e cativar. Já Ander, que no livro passado teve um papel de grande relevância, agora acaba por parecer um empecilho. A única coisa que liga Ander à trama acaba por ser a relação amorosa com Eureka, mas mesmo essa começa a ser um assunto que fica cada vez mais de parte.

De qualquer forma, gostei da ideia de que para conquistar algo maior é necessário fazer alguns sacrifícios. O triângulo amoroso que marcou o primeiro livro acaba, então, por perder a sua força, até porque os sentimentos de Eureka parecem ter mudado. Se por um lado isso demonstra que esta protagonista pode ter evoluido e está agora a focar-se naquilo que acredita ser o bem comum, por outro pode dar a ideia de que é pouco coerente.

Nestas páginas, Lauren Kate demonstrou que tem imaginação e muitas ideias interessantes e diferentes. Gostei deste novo conceito de Atlântida e de que o grande vilão acabasse por ser uma outra figura. Também fiquei surpreendida com uma reviravolta que aconteceu nas últimas páginas. Contudo, penso que a autora não conseguiu construir uma trama coerente, emocionante ou que fizesse prender a leitura. Existem momentos que captam a atenção, é verdade, mas também há outros que são aborrecidos. Além disso, muitas das ideias da autora parecem surgir sem uma explicação plausível e acabam, por isso, por não terem a força que poderiam ter.

O final é confuso e ficaram algumas duvidas quanto a destinos de certas personagens. Penso que tal aconteceu porque a autora tentou embelezar um momento dramático e, desta forma, acabou por não apresentar, de forma objetiva, o que realmente aconteceu. Fiquei com a ideia do que poderia ter acontecido, mas não a certeza. Talvez tudo será esclarecido num próximo volume. A Cascata do Amor tem uma boa premissa, mas poderia ter sido muito mais do que foi.

Outras opiniões a livros de Lauren Kate:
Lágrima (Série da Lágrima #1)

Sem comentários: