sábado, 29 de agosto de 2015

Opinião: Half Wild - Entre o Humano e o Selvagem (Half Life #2)

Título Original: Half Wild (2015)
Autor: Sally Green
Tradução: Catarina Gândara
ISBN: 9789722352192
Editora: Editorial Presença (2015)

Sinopse:

Nathan consegue finalmente escapar do cativeiro. Depois de encontrar o seu pai e de este lhe oferecer um dom poderosíssimo, completando assim os três dons que o confirmam como bruxo adulto, o jovem sabe, contudo, que ainda não se encontra a salvo e que tem de continuar a fugir. Porque de um lado estão os Bruxos Negros que o odeiam e do outro, os Bruxos Brancos que desejam a sua captura. No meio deste conflito, Nathan tem de conseguir encontrar o seu amigo Gabriel e resgatar Annalise, a jovem que ama e que está prisioneira do temível bruxo negro, Mercury. Mas para ser bem-sucedido, Nathan sabe que terá de aprender a controlar o seu próprio poder…
Half Wild é a continuação do livro Half Bad  ̶  Entre o Bem e o Mal, aclamado internacionalmente pela crítica e pelo público.

Opinião:

Pouco tempo depois da publicação do original, eis que a Editorial Presença traz Half Wild - Entre o Humano e o Selvagem para Portugal. Estava muito curiosa com este segundo volume, uma vez que tinha gostado bastante do primeiro apesar de ter terminado de uma forma abrupta. Felizmente a narrativa deste livro começa no momento que o anterior terminou e ainda permite recordar os acontecimentos mais importantes de forma a enquadrar logo a trama.

Nathan aparece agora mais maduro. É jovem, mas já começa a enfrentar a realidade de uma forma mais consciente, premeditada e com um propósito... pelo menos assim é quando não é tomando pelo seu lado selvagem. É que se no primeiro livro, a dicotomia entre bem e mal eram de grande importância para o protagonista devido às definições e estereótipos de sociedade, agora ele procura entender um outro lado da sua natureza.

Já se percebeu a ideia da autora mostrar que o bem e mal são conceitos relativos e que nem sempre podem ser encontrados onde se espera, para além de que todos nós somos detentores desses dois lados e temos de escolher qual seguir. Mas agora, Sally Green mostra ainda que dentro de cada pessoa existe o lado racional e o instintivo, e que estes nem sempre se encontram em harmonia. É o que acontece com Natham, que, representa essa ideia ao transformar-se num animal que não consegue controlar. Aqui, gostei da ideia da aceitação de todo o nosso ser de forma a encontrar o equilíbrio.

Neste livro, Sally Green volta a mostrar que se preocupa com a construção de personagens secundárias fortes e interessantes. Desta vez, nutri um forte carinho por Gabriel e diverti-me bastante com Nesbitt. Van continua a parecer muito misteriosa e fiquei sempre com a sensação de que Annalise não estava a mostrar em pleno quem é verdadeiramente. Porém, depois de tudo o que aconteceu no volume anterior, achei que algumas personagens acabaram por ser pouco aproveitadas, nomeadamente Mercury e Marcus.

Desta vez foi possível sentir mais o lado fantástico e mágico deste mundo, talvez porque agora sim começaram as verdadeiras batalhas e porque Dons foram revelados. Porém, também houve muitos momentos mais parados ao início, muito focados em reflexões e desejos do protagonista quem nem sempre se mostravam interessantes ou que acabavam por deixar a sensação de repetição.

O final não apresenta uma conclusão, uma vez que este livro é o segundo de uma trilogia, mas existe um acontecimento que provoca uma grande reviravolta e que irá ser crucial para os desenvolvimentos que se seguem no volume final. Confesso que fiquei surpreendida e que quero muito saber o que a autora está a reservar. Pode dizer-se que existe um triângulo amoroso a ser relatado nestas páginas, mas este não é o foco principal da trama, e sim uma componente que acaba por estar bem feita. ~

Tal como aconteceu com o livro que deu início a esta trilogia, Half Wild - Entre o Humano e o Selvagem também possui analogias à realidade que provocam reflexão e também proporciona uma leitura rápida e interessante. Agora, é ficar a aguardar pelo desfecho desta trilogia para saciar a curiosidade. Afinal, é possível ter uma ideia do que poderá vir a acontecer, mas Sally Green já mostrou que é uma autora original e que tem a capacidade de surpreender o leitor.

Outras opiniões a livros de Sally Green:
Half Bad - Entre o Bem e o Mal (Half Life #1)

NOTA: Está a decorrer um passatempo em parceria com a Editorial Presença com sorteio de um livro de Half Wild - Entre o Humano e o Selvagem. Concorram aqui!

Sem comentários: