segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Opinião: A Casa de Hades (Os Heróis do Olimpo #4)

Título Original: The House of Hades (2013)
Autor: Rick Riordan
Tradução: Nuno Bombarda de Sá
ISBN: 9789896576806
Editora: Planeta (2015)

Sinopse:

A tripulação de semideuses do Argo II está numa encruzilhada. Ou voltam para casa com a estátua de Atena Partenos ou continuam a demanda, e arriscam encontrar a Casa de Hades. Seja qual for o caminho que decidam tomar, têm de se apressar porque o tempo urge. Gaia, a Terra Mãe sedenta de sangue, marcou a data do dia 1 de Agosto para a sua subida ao poder.

Opinião:

Já vos disse que não consigo perder um livro das aventuras de Percy Jackson e companheiros? Acho que não, mas se seguem este blogue há algum tempo, de certo que já perceberam isso. As aventuras deste herói são destinadas a um público juvenil, mas são tão divertidas e têm tantos elementos das culturas gregas e romanas que acabam por atrair um grupo de leitores mais vasto. E A Casa de Hades, o quarto livro da saga "Heróis do Olimpo" dá provas de todos estes elementos.

O livro anterior desta saga, A Marca de Atena, terminou num momento de grande viragem. Dois dos nossos heróis foram enviados para o Tártaro, um dos locais mais aterrorizadores que existe. Curiosa para saber como o autor tinha imaginado esta realidade, foi com ansiedade que esperei por A Casa De Hades. É que a concepção do inferno grego sempre me suscitou curiosidade. E a verdade é que gostei da forma como o autor o concebeu. Claro que poderia apresentar mais perigos e ser mais implacável, mas tinha muitos conceitos curiosos. A forma como os rios eram apresentados, as suas propriedades e a forma como foram usados pelos heróis foram bem conseguidos.

Os muitos monstros que surgem têm uma apresentação curiosa. O autor consegue descrevê-los com pormenor, o que faz com que seja fácil imaginar estas criaturas tão invulgares. Contudo, gostaria que eles tivessem mais inteligência, pois acabam sempre por ser derrotados com truques muito básicos. Exemplo disso foi a forma como os herois fugiram às empusas ou à noite. Porém, devo também salientar que existiram outras figuras que, regra geral, estamos habituados a vê-las como inofensivas, e que neste livro revelaram um poder muito superior ao esperado.

A ligação entre Percy e Anabeth é cada vez mais forte. Entre os dois, confesso que sinto uma maior ligação com ela, talvez pela forma como chama a si tantas responsabilidades. Mas não deixo de admirar a devoção de Percy à namorada, uma vez que ele é capaz de tudo para a proteger, mesmo que por vezes possa parecer um rapaz um pouco aluado. Entre o restante grupo, destaco Leo, que atravessa todas as dificuldades com humor e que lida com uma situação inesperada de forma extremamente amorosa. Também gostei muito do papel de Frank, que começa a ver a sua confiança a aumentar e, com isso, a tornar-se numa elemento cada vez mais importante para o grupo. Também uma provação de Hazel faz com que ela capte o nosso interesse e uma revelação de Nico pode surpreender.

A acção é rápida, tal como o autor já nos habituou em livros anteriores. Existe sempre algo a acontecer e sempre muitoas figuras mitológicas novas a surgir. Os heróis não têm descanso e existe a sensação de que a grande batalha com Gaia está prestes a começar. Isto faz com que a leitura avance a bom ritmo e com que o leitor fique agarrado ao livro, mesmo que muitas situações sejam previsíveis ou demasiado fáceis de ultrapassar.

Rick Riordan volta a apostar em transmitir a ideia de que a coragem e o trabalho de grupo são fundamentais para o sucesso. Contudo, desta vez, o autor apresentou uma outra ideia nova: a de que cada pessoa é responsável pelos seus atos, não podendo, por isso, ser definida pelas expetativas dos outros ou pelas suas origens. Desta forma, vemos um titã e um gigante a surpreenderem-nos e a mostrarem que que a amizade pode fazer grandes alterações numa pessoa.

A Casa de Hades é, até ao momento, o livro que mais gostei de ler da saga "Os Heróis do Olimpo". Talvez tal tenha acontecido por boa parte da ação decorrer no inferno, talvez por começar a ver que todos os fios que antes estavam soltos começam a encontrar o seu lugar e a serem atados. Além disso, notasse que as personagens estão em crescimento, o que é gratificante. Este é um livro muito divertido e que faz desejar a leitura do próximo volume, que trará a conclusão da saga.

Sem comentários: