sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Opinião: Um Mundo sem Príncipes (A Escola do Bem e do Mal #2)

Título Original: A World without Princes (2014)
Autor: Soman Chainani
Tradução: Carla Ribeiro
ISBN: 9789898730220
Editora: Lápis Azul (2015)

Sinopse:

Sofia e Agatha estão de volta a Gavaldon, mais amigas que nunca e, após um breve período de fama, resultante de terem quebrado a maldição do Reitor, prontas a retomar uma vida de normalidade. Ou será que não? Num momento de fraqueza, Sofia e Agatha pedem um desejo. E o desejo de uma delas volta a abrir as portas entre os mundos. A única hipótese de sobreviverem aos ataques que agora assolam Gavaldon é regressar, mais uma vez, à Escola do Bem e do Mal. Mas a escola já não é a mesma que deixaram para trás. E há uma nova guerra iminente, uma que só elas podem impedir.

Opinião:

Os acontecimentos finais do primeiro volume da trilogia "A Escola do Bem e do Mal" deixaram algumas dúvidas. Por isso, foi com curiosidade que comecei esta leitura. Os acontecimentos passados fazem com que nada seja igual para as duas amigas. Agata quer retomar a vida que tinha, mas não consegue. Sofia quer ser um ídolo para a aldeia... mas também não tem sucesso. E quando um desejo é pedido, tudo volta a mudar e elas ficam em perigo.

Gostei da ideia de um desejo ser capaz de provocar alterações. Afinal, mostrou que Agata vê-se de outra forma e já se acha marecedora de um final que a deixe verdadeiramente feliz. Contudo, Sofia não vai conseguir entender isso, e as duas iniciam um confronto. Ao início, este choque é ténue, mas à medida que a leitura avança percebe-se que as duas estão cada vez mais afastadas.

Continuo a gostar mais de Agata do que Sofia. Fiquei satisfeita por a ver a lutar mais por ela e pelo que acredita. Contudo, se Sofia me irritou no primeiro livro, devo confessar que tal só voltou a acontecer no início deste volume. Percebe-se que também ela está a mudar e a tentar não se tornar em algo que não quer. Além disso, a certo momento ela fica numa situação inesperada e que a faz começar a ver os outros de uma forma diferente. Um bom esforço de mudança.

E se no primeiro volume a dicotomia entre bem e mal era o grande tema do livro, agora temos uma outra oposição: rapazes contra raparigas. Confesso que não estava à espera de tal e tive algum medo que tudo fosse feito de uma forma forçada. Contudo, acabei por achar graças às grandes alterações das histórias, que desta vez repudiam os príncipes e à separação entre universos masculinos e femininos. Uma lição de que nenhum género é superior. Contudo, também é verdade que existem alguns exageros quanto à definição de cada género.

O vilão da obra não é identificado de imediato, Já só quando a leitura vai bem avançada é que se perceber quem está a colocar obstáculos às duas amigas. Custou-me não perceber logo o motivo de o vilão tomar tais ações, e tal só é descoberto mais perto do final. Porém, gostei da forma como antigos inimidos se aliaram para combater esta figura e também achei uma boa opção ao que aconteceu no final. Fica a ideia de que o terceiro volume trará perigos que irão tornar a trama intensa.

O final deixou-me surpreendida pois acaba por ir contra um outro conceito do autor. Acredito que esta é uma forma de dar início a um novo confronto, pois custa-me acreditar que, depois de tanto esforço por parte de uma personagem e depois da ideia de que as amizades são importantes e não devem ser substituídas com tanta leviandade, o autor opte por uma conclusão tão fraca. Acredito mesmo que o derradeiro volume da trilogia vai surpreender e que as personagens vão continuar a crescer! Estou curiosa para ver o que Soman Chanani está a preparar.

Outras opiniões a livros de Soman Chainani:
A Escola do Bem e do Mal (A Escola do Bem e do Mal #1)

Sem comentários: