sábado, 6 de fevereiro de 2016

Opinião: Nós os Dois

Título Original: The Two of Us (2015)
Autor: Andy Jones
Tradução: Ester Cortegano
ISBN: 9789896650483
Editora: Suma de Letras (2016)

Sinopse: 

Fisher e Ivy vivem uma relação idílica durante dezanove dias, durante a qual são inseparáveis. Os dois sentem intimamente que estão destinados a ficar ligados para sempre. E facto de saberem tão pouco sobre o outro é apenas um pormenor. Nos doze meses seguintes, período em que as suas vidas mudam radicalmente, Fisher e Ivy vão perceber que apaixonar-se é uma coisa, mas manter uma relação é outra completamente diferente.
Nós os Dois é um romance muito honesto e transparente sobre vida, amor e a importância de não se tomar nada nem ninguém por garantido.

Opinião:

Quem gosta de histórias de amor, aprecia o momento em que o futuro par tem o primeiro contacto, a forma como os sentimentos despertam, o que fazem até, finalmente, conseguirem dar início à desejada relação. Andy Jones inspirou-se no que vem depois desta fase recheada de novidades para escrever Nós os Dois. Afinal, os grandes romances não terminam quando o casal dá o beijo que confirma que vão ficar sempre juntos. Afinal, há muitas emoções fortes, problemas, provas a serem superadas e grandes alegrias durante esse tal "sempre".

 É através da visão de Fisher que ficamos a conhecer esta história. Logo nas primeiras páginas, torna-se interessante verificar que o par, apesar de junto e feliz, percebe que ainda têm muito para descobrir um sobre o outro. Começa então um jogo de revelações e também de cedências. Desta forma, o autor transmite que, para uma relação resultar, é preciso que ambos se adaptem um ao outro sem nunca negarem quem são. E quão complicado isso pode ser!

O ator consegue transmitir muito bem a angústia de querer resolver algo mas, em vez disso, ser dominado pelo orgulho. Os silêncios, as meias palavras, os mal-entendidos, a troca de um olhar ou um simples gesto fazem com que o leitor consiga perceber que, de ambas as partes, existe muito para resolver e que, uma simples ação, pode resolver ou destruir tudo o que até então foi construído. Como tal, ler este livro é desejar um final feliz, mas nunca ter a certeza de que ele realmente chegará. Tal como na vida.

E tal como a história do casal me pareceu tão próxima da realidade, também os protagonistas desta trama me fizeram quase acreditar que se tratavam de pessoas verdadeiras. Nem sempre gostei de Fisher e nem sempre gostei de Izy. Contudo, tal não se deve à construção das personagens, mas sim às personalidades de que são dotadas. E é por serem tão humanas que se tornam tão interessantes, apesar de tudo.

Percebe-se facilmente que Fisher está apaixonado, mas muitas vezes deixa-se levar pelo seu egocentrismo. Porém, quando pára para observar o que o rodeia, é capaz de valorizar momentos de grande simplicidade. Já Ivy foi sempre um mistério para mim e penso que tal acontece porque também o é para Fisher. Ela demora a dar-se a conhecer por completo e nem sempre é simples perceber quais são as suas verdadeiras intenções.

A construção do enredo está bem conseguida. Apesar de existirem momentos mais monótonos, também surgem algumas reviravoltas bastante interessantes. Há uma quase no início que dá o mote a uma série de circunstâncias e, mas para o fim, surge uma outra que apela aos sentimentos. Além disso, gostei que o autor não se tivesse centrado apenas na relação de Fisher e Ivy, sendo que os capítulos mais focados em El, amigo de infância do protagonista, também tiveram uma forte carga emocional e também revelaram uma outra dimensão do que é o amor.

Nós os Dois é um livro que se começa a ler por curiosidade e que depois se continua até ao fim por gosto. Andy Jones reflete sobre o que são as relações de hoje em dia, sobre as camadas do amor, o papel da família e o poder da amizade. Um livro que mostra que um romance pode dar trabalho, mas que apesar de todos os problemas e sofrimento acaba sempre por valer a pena.

Sem comentários: