quinta-feira, 7 de abril de 2016

Opinião. Gregor - A Primeira Profecia (Underland Chronicles #1)

Autor: Suzanne Collins
Título original: Gregor the Overlander (2003)
Tradução: Jaime Araújo
ISBN: 9789722357111
Editora: Editorial Presença (2015)

Sinopse:

Enquanto escorrega pela conduta de ar atrás da irmã, Gregor suspira por mais uma peripécia na sua vida. Mas nada o preparou para a aventura que se segue. Debaixo da cidade esconde-se a Subterra, um mundo sombrio onde os humanos convivem com aranhas, morcegos, baratas e ratos gigantescos. A Subterra prepara-se para a guerra e uma profecia previu que ele mesmo, Gregor, desempenhará um papel importante. Gregor quer fugir, mas percebe que ali talvez possa desvendar o desaparecimento do pai.

Opinião:

Gregor - A Primeira Profecia é o primeiro livro de uma saga de autoria de Suzanne Collins. Mas engana-se quem pensa que esta é uma história semelhante à trilogia "Os Jogos da Fome"! É que para além de se tratar de uma trama interior à que tornou a autora mundialmente conhecida, é ainda destina a um público mais novo e decorre no tempo presente.

Quando comecei a ler este livro, a primeira sensação que tive foi de que esta seria uma leitura perfeita para a minha adolescência. Este era o género que eu tanto gostava de ler! Agora, o acumular de experiências faz-me querer embrenhar em histórias mais exigentes e desafiantes. Mas isso não quer dizer que não deixei de ficar encantada com as aventuras de Gregor, um menino muito corajoso e ligado à sua família.

Gregor é um rapaz que é dotado de uma personalidade que corresponde à sua idade e realidade. Gostei do facto de ele assumir certas responsabilidades, nomeadamente no que toca aos cuidados da sua irmã mais nova, Boots, mas aquilo que mais me chamou à atenção foi o facto de ele esconder as suas tristezas e revoltas para, em momentos de maior tensão, explodir. Isto faz dele humano. O facto de se arrepender e ser capaz de pedir desculpa mostra que tem bom coração. Trata-se, portanto, de um bom exemplo para os leitores da mesma faixa etária.

Quando conheci Boots, tive algum receio de que a autora exagerasse na linguagem de bebé e nas travessuras da menina. É verdade que alguns momentos estão muito próximos do ridículo, mas nunca chegam a passar essa linha. Boots torna-se, assim, na forma perfeita de quebrar momentos mais tensos graças ao humor que carrega. Relativamente às outras figuras, gostei que cada espécie da Subterra tivesse organização e cultura diferente, o que faz que seja com curiosidade que encontramos cada uma destas partes.

O desenrolar da história é muito rápido, cheio de peripécias, o que faz com que este livro seja lido com rapidez. Existe uma jornada a ser realizada para que os nossos heróis consigam alcançar um objetivo destinado ao bem-comum. É verdade que existem muitos momentos previsíveis, até porque ao lermos a profecia facilmente entendemos o que poderá vir aí, mas a conclusão guarda uma surpresa que faz pensar em discriminação e em como as aparências podem iludir.

Diverti-me muito com Gregor - A Primeira Profecia. Trata-se de um livro pouco exigente e que remete para o fim da infância. Apesar de se tratar de uma aventura simples e previsível, fez-me passar um bom momento. Além disso, tenho curiosidade de saber o que irá acontecer nos próximos volumes. Recomendaria este livros a jovens leitores que se sentem entusiasmados com o género fantástico, mas também a outros, que, tal como eu, gostam de viver novas aventuras em territórios diferentes e repletos de imaginação.

Outras opiniões a livros de Suzanne Collins: 
Os Jogos da Fome (Trilogia dos Jogos da Fome #1)
Em Chamas (Trilogia dos Jogos da Fome #2)
A Revolta (Trilogia dos Jogos da Fome #3)

Sem comentários: