segunda-feira, 4 de abril de 2016

Opinião: A Loucura de Lorde Ian Mackenzie

Título original: The Madness of Lord Ian Mackenzie (2009)
Autor: Jennifer Ashley
Tradução: Fernanda Semedo
ISBN: 9789898839022
Editora: TopSeller (2016)

Sinopse:

A maioria das mulheres prestaria atenção aos avisos. Beth decidiu ignorá-los…
Por toda a sociedade londrina correm rumores de que Lorde Ian Mackenzie é louco, que terá passado a sua juventude num asilo, e que não é de confiança, especialmente com senhoras.
Beth é uma jovem viúva, herdeira de uma fortuna, que está outra vez noiva e que deseja voltar a ser tão feliz quanto foi com o primeiro marido. Quando é apresentada a Lorde Ian Mackenzie, este apaixona-se imediatamente e não tem dúvidas de que a quer para si. Procura, então, convencê-la a deixar o noivo e a casar-se consigo.
Beth acaba por se deixar seduzir e decide fazer tudo para ajudar Lorde Ian a superar o sofrimento que carrega, devido a um passado tormentoso.
A partir de então, só uma coisa faz sentido na vida de Beth… a loucura de Lorde Ian Mackenzie.

Opinião:

Ler na capa que Jennifer Ashley tinha vencido o prémio RITA para Melhor Romance, levou-me a acreditar que neste livro iria encontrar uma história de um nível superior  a outras do género. Tal não aconteceu. A Loucura de Lorde Ian Mackenzie é um livro que não tem uma história consistente, que tem imensos momentos que não fazem sentido, que não tem grande preocupação histórica e cuja química entre personagens principais é inexistente.

Logo ao início deparei-me com alguns problemas quanto a esta leitura. O romance acontece com rapidez, mas não consegui sentir os sentimentos que uniam e atraiam as duas personagens principais. Não entendo o que eles viram um no outro que justificasse o que acabou por acontecer. Afinal, parece que tudo se baseou mais na aparência no que propriamente nas pessoas que eram e isso não é forte o suficiente para justificar tudo o que aconteceu a seguir. Achei a relação entre Isabella e Mac mais estimulante. Esta percepção por si só é muito desanimadora quando falamos de uma autora que já foi premiada dentro deste género.

O facto de não conseguir acreditar no romance principal também está muito ligado à construção das personagens. Beth é uma figura-tipo, uma jovem viúva por quem não consegui sentir grande empatia. Percebo a ideia de a autora lhe querer dar um passado difícil para criar simpatia no leitor, mas tal não foi suficiente. Ele é uma personagem básica, pouco explorada e que acaba por evoluir de uma forma que não faz grande sentido. Também Ian não me conquistou. A autora quis dar-lhe aquela aura de mistério ao torná-lo um homem atormentado, mas em diversas ocasiões ele pareceu-me sim assustador.

A narrativa quase pode ser dividida em duas partes: o romance e o mistério que envolve Ian. E sim, elas surgem nesta ordem. Teria sido muito melhor que Jennifer Ashley tivesse interligado estas duas componentes, de forma a dar maior suporte a tudo o que iria acontecer e para tornar a história mais credível, mas pareceu-me querer concentrar-se numa parte e só depois na outra. Quando ao romance, já expressei o meu desagrado, mas foi a resolução do mistério que mais me desagradou.

Tal como o título indica, Ian é considerado louco. Ficamos a saber que ele pode estar ligado a um crime e é esse o grande mistério da narrativa. É fácil adivinhar se ele está ou não inocente, agora o que não é aceitável é que tudo seja resolvido por uma mulher que acabou de surgir quando o caso está a ser investigado há anos por um detective. E mesmo que o detective não tivesse a imparcialidade necessária, outras pessoas ligadas ao caso já poderiam ter mais pistas sobre o que se passou. Mas não. Tudo é resolvido pelos palpites de uma personagem que, sem provas, revela a verdade a todos. E como se isso não bastasse, a sua intuição ainda a leva a desvendar um outro facto que estava à vista de todos mas que ninguém ainda tinha visto. Nada disto faz sentido para mim.

Não esperava um livro arrebatador, mas sim um que me divertisse e me desse a conhecer uma história de amor bonita. Não obtive nada disso com A Loucura de Lorde Ian Mackenzie. Só não desisti da leitura deste livro porque sou teimosa, mas bem que podia tê-lo feito, pois a única coisa que ganhei com isto foi o exemplo de um livro mau. Não recomendo.

Sem comentários: