domingo, 24 de abril de 2016

Um Dia Mundial do Livro inesquecível!

O Dia Mundial do Livro é sempre uma ocasião feliz, mas o deste ano foi ainda mais. O Grupo Livrólicos Anónimos (GLA, aqui) comemorou o segundo aniversário e, juntamente com a 20|20 Editora (aqui), organizou um evento muito especial: um encontro e visita às instalações do quinto maior grupo editorial de Portugal!

(Imagem gentilmente cedida pelo GLA)
Como tal, fui uma das convidadas a estar nas instalações da 20|20 Editora na manhã do dia 23 de abril.


Logo à entrada fui recebida pela Carla Isabel, do GLA e também pelo estimado chefe Joy, que mostrou ser um gato muito afável. Claro que foram poucos os que resistiram aos encantos deste pequeno que pouco se queixou dos muitos miminhos que recebeu (Ele é tão giro, amigável e tem um pêlo tão macio!).


Com todos presentes, fomos reencaminhados para a sala de reuniões da 20|20 Editora. Aí, ficámos durante algum tempo a admirar as muitas prateleiras que estão recheadas dos livros, tal como seria de esperar de um grupo que adora a leitura! Seguiram-se as boas-vindas a este encontro por parte da Carla, do GLA, e também da 20|20, representada por responsáveis de comunicação e pelas editoras. Seguiu-se uma sessão de esclarecimento de dúvidas muito interessante (tanto que ultrapassámos o tempo previsto!). Fomos elucidados quanto ao processo de produção de livro, como se faz a escolha dos volumes a publicar, como se define uma capa, as dificuldades na tradução do título, e muito mais questões. Além disso, ainda nos foram confidenciadas algumas das próximas apostas da editora (e eu fiquei muito entusiasmada por saber que um certo livro de fantasia vai chegar brevemente ao nosso mercado!).

Durante toda esta conversa na sala de reuniões, o chefe Joy sentiu que deveria continuar a ser a figura central deste encontro. Como tal, desfilou por cima da mesa do centro, deitou-se em diversos locais e parece mesmo ter posado para as fotografias.

Aqui estão algumas das prateleiras presentes na sala de reuniões. Adoráveis!

Terminada a sessão de perguntas, teve início uma visita guiada pelas instalações da 20|20 Editora. Vimos as secretárias onde os profissionais das diferentes áreas trabalham e fomos sensibilizados para a importância do trabalho em equipa. Só assim é possível que nos cheguem cada vez mais e melhores livros.

Ao longo do espaço, vimos diversos expositores usados apra fazer marketing aos mais diferentes livros.

O chefe Joy acompanhou este passeio sem se deixar intimidar pelas muitas pessoas que invadiram a sua casa.

As prateleiras com livros são uma constante ao longo da visita. E, como seria de esperar, geravam sempre muita curiosidade. Havia livros já publicados em Portugal e volumes originais, alguns deles com o objetivo de serem analisados.

Junto a uma janela encontrámos o escritório do chefe Joy. Porém, foi-nos dito que ele nunca utilizou este espaço. Atitudes que os donos de gatos certamente compreendem.

(Imagem gentilmente cedida pelo GLA)
Para terminar a visita guiada, fomos levados ao armazém. E o que encontrámos lá? Imensos livros! Neste espaço há, literalmente, paletes de volumes que estão à espera de chegar a um leitor para serem devorados. Uma tentação, não é?

(Imagem gentilmente cedida pelo GLA)
No final, cantámos os parabéns ao GLA e tirá-mos uma fotografia de grupo. Podem confirmar pelas muitas caras sorridentes que este foi um encontro especial e muito feliz.

Este é, certamente, um dia inesquecível. Quero agradecer à Carla dos GLA pelo convite e aos profissionais da 20|20 Editora por nos terem aberto as portas de sua casa com tanto carinho (e ainda por cima durante um sábado!). Gostei muito de rever e conhecer pessoas que partilham a mesma paixão pelos livros que eu e adorei poder conhecer melhor o mundo editorial. Muito, muito obrigada pela oportunidade! É com entusiasmo que partilho este dia com todos os leitores do blogue.
Mais uma vez, obrigada!

Sem comentários: